Valle d’Aosta

Valle d’Aosta ou Val d’Aosta é uma região definida como “regione a statuto speciale” pela Itália, o que significa que ela tem autonomia especial ou tem poderes delegados pelo órgão central. São cinco as regiões italianas definidas assim (Val d’Aosta,  Friuli-Venezia-Giulia, Trentino-Alto Adige, Sardenha e Sicília).

É a menor região italiana, fica no extremo norte e faz fronteira com a França e a Suíça. Suas principais comunas são a Aosta (capital), Saint-Vincent, Châtillon, Sarre, Pont-Saint-Martin, Quart e Gressan.

O nome da região tem uma derivação histórico-geográfica. Valle por causa do território que caracteriza a região e Aosta deriva do nome do acampamento romano Augusta Praetoria, com esse nome em homenagem ao imperador Otávio Augusto.

Nessa região se encontram os cumes mais altos dos Alpes, o Cervino, o Monte Rosa, o Gran Paradiso e o famoso Monte Bianco com 4810 metros, o mais alto do continente.

Um das joias dessa região é Courmayeur, uma das estações de esqui mais importantes do mundo e berço do alpinismo, daqui surgiu a primeira escola para guias de alpinismo.

O Gran Paradiso também foi o primeiro parque nacional, instituído em 1922. Aqui é possível observar os animais em seu habitat: águias reais, marmotas e o íbex, símbolo do parque.

Por conta de sua proximidade com a França, essa região é considerada o ponto de fusão entre os dois países, tanto que os dois idiomas são oficiais. Os grandes túneis que saem de Gran San Bernardo e do Monte Bianco que leva até o território francês, facilitaram e muito a abertura da Itália para o mundo.

Saiba o que visitar e o que provar nessa região →


Posts relacionados

Leia os posts relacionados à essa região →

Foto: Courmayeur, Valle d’Aosta (Reprodução)

Anúncios