Trentino-Alto Adige

A capital dessa região ao noroeste da Itália é Trento. A região é dividida em duas províncias, Trento e Bolzano, sendo aquela a mais populosa. Dentre suas principais comunas encontram-se Trento, Bolzano (Bolzen), Rovereto, Merano (Meran) e Bressanone (Brixen).

Ela faz fronteira com a Áustria e a Suíça e é famosa pela beleza de suas montanhas. São várias cadeias que compõem essa região, provavelmente, a mais conhecida são as Dolomitas.

Trentino deriva de Tridentum, nome romano de Trento, por conta das três colinas (Monte Verruca, Dosso Sant’Agata e Dosso di San Rocco), que circundam a capital.

Alto Adige, do homônimo e histórico departamento de Alto Adige, subdivisão da época napoleônica do Reino da Itália, que tinha como capital Trento e correspondia a atual região de Trentino mais a cidade de Bolzano e a Bassa Atesina.

Aqui, é certo poder esquiar na época de inverno. São várias estações de esqui. Também é possível praticar outros tipos de esportes ligados à neve.

O lago di Garda também marca o cenário da região, sendo um dos maiores da Itália. Em Trentino-Alto Adige, existe um encontro entre o mundo latino e aquele nórdico, provocando uma experiência única aos que visitam essa região italiana.

Saiba o que visitar e o que provar nessa região →


Posts relacionados

Leia os posts relacionados à essa região →

Foto: Bolzano Bozen, Trentino-Alto Adige (Reprodução)