Puglia

A região que representa o salto da bota tem mais de 4 milhões de habitantes e sua capital é Bari. O nome deriva de uma antiga população, os Apuli, que habitam a região na época pré-romana.

Também conhecida como Le Puglie, no plural, essa região é realmente uma terra de plurais, já que diversos povos passaram por aqui e deixaram seu legal na história, nas tradições, nos gostos e na espiritualidade.

Apulia, como é conhecida em português, é uma região encantadora, um pedaço de terra que se alonga pelo mar com suas praias maravilhosas para todos os gostos, desde as arenosas como Porto Cesario, as revieras como Otranto e Santa Maria di Leuca, onde o mar Ionio e o Adriático se encontram.

As opções para os amantes do mar são praticamente infinitas. A joia de Salento é considerada a cidade de Gallipoli. E a “espora da Itália”, Gargano, possui águas límpidas, além de hospedar as ilhas de Tremiti.

A natureza ainda é grande protagonista dessa região. O parque nacional das Murge e o de Gargano com a selvagem floresta Umbra, as salinas e os lagos são locais de beleza impressionante. Também vale uma visita à reserva marinha de Torre Guaceto.

Para quem quiser viajar na história, a Puglia oferece vários lugares que contam as origens dessa terra antiga: desde a pré-história até a Magna Grécia, da idade imperial até o renascimento e o barroco de Lecce e Salento.

Os famosos trulli (casas típicas) oferecem um testemunho sugestivo ao passado rural da região, enquanto os castelos das costas da região sul são uma lembrança de quando mercadorias e perigos chegavam pelo mar.

E como não mencionar a famosa música popular dessa região? Afinal, daqui temos a tarantella. Quem ama música deve visitar a região durante o verão, pois é quando surgem diversas festas e festivais de música.

Vários filmes italianos foram rodados nessa região. Entre suas principais comunas estão Bari, Taranto, Foggia, Lecce e Brindisi.

Saiba o que visitar e o que provar nessa região →


Posts relacionados

Leia os posts relacionados à essa região →

Foto: Salento, Puglia (Reprodução)

Anúncios