Lazio

Região administrativa da Itália e também na qual fica o Vaticano. Conhecida como o berço da civilização ocidental e da cultura cristã, Lazio é uma região rica em lendas, históricas, ruas antigas e colinas verdes, estando no coração da Itália e sendo banhada pelo mar Tirreno e percorrida pelo famoso rio Tevere (Tibre).

Antes mesmo da nascimento de Roma, a capital, a região era chamada de Lazio, do latim Latium, onde viviam os povos latinos, chamada assim por conta do lugar onde viviam na zona baixa do Tibre.

O local é uma mistura de paisagens que mesclam muito bem os cenários naturais e os centros urbanos. É possível entrar em um local completamente verde, mas dentro das muralhas de uma cidade, é o caso da Villa Borghese em Roma, o parque mais famoso do país, que além da área verde, oferece uma galeria com obras de arte de valor altíssimo, a Galleria Borghese.

Região também conhecida por conta de suas termas, a história diz que a água de algumas delas eram cicatrizantes. Essas fontes se desenvolveram durante a época romana, tanto na republicana quanto na imperial. Os romanos construíram lugares de banho majestosos, e o mais famosos deles são as Terme di Caracalla, na própria Roma.

Tivoli também é uma cidade com termas, mas sua fama se deu a outro tipo de beleza artística. Ela abriga duas famosas vilas monumentais, a Villa d’Este e a Villa Adriana, ambas patrimônios da UNESCO. A última era nada mais, nada menos do que a residência do imperador Adriano.

A região também oferece muitas vistas para o mar, como Gaeta, Ponza, San Felice Circeo, mas também é possível visitar alguns lagos, o de Bracciano possui um castelo no meio. Já quem prefere as montanhas também existe essa opção.

Saiba o que visitar e o que provar nessa região →


Posts relacionados

Leia os posts relacionados à essa região →

Foto: Tivoli, Lazio (Reprodução)