Friuli-Venezia Giulia

Esta região ao norte da Itália também é uma de “statuto speciale” cuja capital é Trieste. É constituída pela região histórica Friuli (96% do território) e da parte remanescente de Venezia Giulia que ficou com a Itália depois da 2ª Guerra Mundial.

Na região, existem algumas Zonas de Proteção Especial, como as lagoas de Marano e Grado em Gorizia, as Dolomitas de Pordenone, os Alpes em Udine e o Carso em Trieste.

Ela faz fronteira tanto com a Áustria quanto com a Eslovênia. Fica de frente para o mar Adriático e é circundada por altas montanhas, possuindo as mais diversas paisagens.

Ainda aqui chegam as Dolomitas, então o panorama de montanhas fica garantido. Além delas, existem lagos, vales e muitas áreas protegidas. A sua costa também possui várias lagoas e apresenta praias arenosas, que muitos turistas vêm visitar.

Além da grande variedade de paisagens, essa região é muito rica culturalmente, devido a sua história complexa e por conta da influência de diversas populações que passaram por aqui, cada uma deixando um pouco de sua história.

Friuli Venezia Giulia é conhecida como a terra dos contrastes, exatamente por essa mistura de culturas. Como a região é um ponto de encontro entre populações, apesar da língua oficial ser o italiano, outras línguas podem ser ouvidas na região, como o dialeto friulano, o esloveno e até mesmo o alemão.

As principais comunas são as de Trieste, Udine, Pordenone, Gorizia e Manfalcone.

Saiba o que visitar e o que provar nessa região →


Posts relacionados

Leia os posts relacionados à essa região →

Foto: Trieste, Friuli-Venezia Giulia (Reprodução)

Anúncios