Basilicata

Essa região tem como capital Potenza e é dividida nas províncias de Potenza e Matera. O símbolo dela é um escudo prateado com quatro faixas onduladas, que representam os quatro principais rios da região: Bradano, Basento, Agri e Sinni.

Essa região fica entre a Calabria e a Puglia, na parte meridional da Itália. O interessante aqui não é só vir de passagem, mas ficar para poder aproveitar ao máximo o que essa terra tem a oferecer, pois a experiência aqui é única.

Aqui, existem bosques e florestas que recobrem as montanhas das costas e pequenas cidades que ficam a mais de mil metros de altura, onde o ar é completamente puro e a beleza natural se une à grande herança histórica do local.

Ainda pouco explorado são os lagos de Monticchio, uma das áreas mais belas da Basilicata. Tanto o lago Grande quando o Pequeno são maravilhosos espelhos d’água que ocupam duas crateras, já inativas, do Monte Vulture.

A região é banhada pelos mares Ionio e Tirreno, na costa do Ionio, cidades como Metaponto e Policoro possuem uma areia bem fina e algumas possuem até mesmo eucaliptos em volta. Já do lado do Tirreno, o Golfo di Policastro apresenta uma costa alta com um mar cristalino.

As principais cidades são Potenza, Matera, Melfi, Pisticci e Policoro.

Saiba o que visitar e o que provar nessa região →


Posts relacionados

Leia os posts relacionados à essa região →

Foto: Matera, Basilicata (Reprodução)