As muralhas de Sassari

A cidade de Sassari, na ilha da Sardenha, ainda conta com alguns restos de fortificações da era medieval, que circundavam totalmente o centro histórico e eram intercaladas por torres de observação e defesa, além das portas de entrada.

Acredita-se que os restos sejam do século XIII e os trabalhos de restauração continuaram até o final do século XIX. É possível visitar somente externamente o que permaneceu.

O abatimento das muralhas foi feito na segunda metade do século XIX. Na verdade, com a unificação da Itália, os Savoia queriam que a cidade perdesse qualquer referência ao estilo piemontese, e para tanto, demoliram o castelo da cidade, e fizeram a expansão do centro.

Quando a cidade de Sassari foi fundada, a construção das muralhas era bastante necessária e elas permaneceram até o século XIX por diversos motivos, como por exemplo, proteção da guerra e isolamento de doenças.

Os muros começaram a ser construídos no século XIII por Pisani. A forma era pentagonal e 36 torres quadradas ficavam distribuídas entre as muralhas. Existia uma única em formato cilíndrico, chamada Turondola.

O número de portas era quatro: Sant’Antonio ao norte, Utzeri ao oeste, Castello ao sul e Rosello ao leste. Ainda no século XIII, ao norte da muralha, foi erguido o Castelo, mais tarde destruído pelos Savoia, e do qual hoje só restam duas plantas subterrâneas visíveis.

Das muralhas, estão conservados cerca de 200 metros e apenas seis torres.

As torres não são visitáveis e as mais famosas, das seis sobreviventes, são: a Turondola – a única cilíndrica, composta de dois andares, e fica ao lado da Universidade de Sassari -, a de Porta Sant’Antonio – de planta quadrada e perfeitamente conservada -, e a de Corso Trinità.

Das quatro portas, ainda foi feita uma mais tarde, denominada Porta Nuova. Todas as cinco foram abatidas. Não existem restos de nenhuma delas.


Realmente uma pena que muito da história dessa cidade não tenha sido preservado!

Foto: Torre da Porta de Sant’Antonio (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s