Rocca Scaligera de Sirmione

Rocca Scaligera é da época da família della Scala, que governou Verona por 125 anos, entre os séculos XIII e XIV. Este é um dos castelos mais bem conservados e completos da Itália, um exemplo raro de fortificação.

Por todos os lados, ele é banhado pelo lago de Garda e em um desses lados, depois da construção do castelo, foi feita uma doca, que durante um tempo era local de refúgio da frota scaligera.

Antigamente, era possível acessar o castelo tanto da cidade quanto via água, através de pontes levadiças, mas atualmente, é possível somente através da cidade.

A construção do castelo começou por volta da metade do século XIII, provavelmente em cima de restos de fortificações romanas. A realização foi um pedido de Leonardino della Scala. A função inicial era defensiva e de controle portuário – a cidade de Sirmione ficava exposta às agressões.

No século XV, a cidade passou para o controle da República de Veneza, quando começou uma obra para reforçar as estruturas defensivas. Nesse período que foi construída a doca. A cidade era de posição defensiva até o final do século XVI.

Dentro do castelo, foi feito um museu que traz algumas informações importantes sobre a construção.

Como quase tudo na Itália está ligado a uma lenda, essa Rocca Scaligera também.

Dizem que há muito viveu no castelo um rapaz de nome Ebengardo com sua namorada Arice. Durante uma noite de tempestade, para fazer um reparo no castelo, foi chamado Elalberto. O casal hospedou o cavaleiro que ficou atordoado pela beleza da jovem e durante a noite foi procurá-la. Arice começou a gritar e Elalberto a apunhalou. Quando Ebengardo entrou no quarto, ela já estava sem vida. Com raiva, matou a punhaladas Elalberto.

A lenda é que nas noites de tempestades, é possível ver a alma de Ebengardo vagando pelo castelo à procura de Arice.

Rocca Scaligera fica aberta de terça a sábado, das 8:30 às 19:30, e aos domingos, das 8:30 às 13:30.

O ingresso custa €5,00. Sirmione não tem estação de trem, mas é possível chegar até lá através de ônibus saindo de Verona ou Brescia, uma hora de viagem, ou de Desenzano ou Peschiera, cerca de 20 minutos. Os ônibus costumam passar a cada hora.

Foto: Rocca Scaligera (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s