Fratelli d’Italia vira hino nacional

Engraçado pensar que o hino que conhecemos como italiano não era oficial até semana passada. Fratelli d’Italia foi escolhido em 1946, mas provisoriamente como hino. Nenhuma lei o definia como aquele oficial.

Somente 71 anos depois, ele se tornou oficialmente o hino da República Italiana. Depois de várias tentativas, o Senado finalmente aprovou uma lei para oficializá-lo.

Normalmente, acontece na Itália de o provisório virar definitivo, com o Hino de Mameli, autor da canção, foi mais ou menos assim, mas o hino já faz parte da vida dos italianos, principalmente por conta da seleção de futebol.

Nas legislaturas de 2001 a 2005, foi proposta uma lei ordinária e uma constitucional, mas não foram aprovadas. O mesmo aconteceu entre os anos de 2006 e 2013 – o mais engraçado é que uma lei de 2012 prevê que Fratelli d’Italia seja ensinado nas escolas, para dar senso de cidadania aos estudantes.

Composto de seis estrofes, da canção, eram conhecidas apenas as duas primeiras porque é a duração da apresentação de um hino nas partidas de futebol. Ironicamente, depois de 71 anos cantando um hino provisório que se expandiu graças ao esporte, a Itália vai ficar sem cantá-lo na próxima Copa do Mundo.

O hino é conhecido por vários nomes, como “Hino de Mameli”, por ter sido criado por Goffredo Mameli, “Fratelli d’Italia”, por conta da primeira frase ou como “Canto degli Italiani”, ou canto dos italianos.

Concorrendo diretamente como hino nacional, estava a canção Va Pensiero, de Giuseppe Verdi, que foi proposto como hino alternativo, já que não fala de Roma, ao contrário de Fratelli d’Italia.

A atual legislatura foi aprovada há poucas semanas. Finalmente, a Itália tem hino oficial!

Vídeo: Fratelli d’Italia (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s