Fonte Gaia

Fonte Gaia foi uma das mais bonitas que vi na Itália e fica na cidade de Siena, bem na Piazza del Campo, onde acontece todos os anos o famoso Palio.

Esta é a fonte pública mais importante da cidade e foi muito bem recebida pelos cidadãos logo na sua inauguração, na metade do século XIV. A felicidade que a fonte trouxe para os habitantes deu o apelido a fonte de “Gaia” – provavelmente por conta da sonoridade com “gioia”, alegria em italiano.

Na época, para que a água chegasse até a fonte, foi feita uma grande obra hidráulica de 30 quilômetros.

Os relevos feitos na fonte foram feitos por Jacopo della Quercia, um importante escultor de Siena, em 1409, e completados somente dez anos depois. Por conta da escolha ruim de material e do movimento do local, logo houve degradação.

Um dos maiores danos feito nas esculturas foi quando uma pessoa, para ver melhor o Palio, em 1743, se apoiou em uma escultura, conhecida como Rea Silvia) e ela ficou em pedaços. Esse episódio fez com que todas as esculturas fossem substituídas.

Na metade do século XIX, Tito Sarrocchi fez cópias das obras de Jacopo em mármore de Carrara, considerado mais durável, e também só terminou 10 anos depois. Eles aproveitaram para colocar a fonte em posição mais central na praça.

Os relevos originais, muito danificados por conta da escolha do material e do tempo, foram restaurados e atualmente ficam no Museu de Santa Maria della Scala. Até mesmo as esculturas feitas por Sarrocchi estão no museu, e o que vemos são cópias do século XX.

Nas laterais, em baixo relevo, estão a Criação de Adão e a Caça, e na parte da frente ficam as estátuas de Rea Silvia, mãe natural de Rômulo e Remo, e Acca Larenzia, personagem da mitologia romana. No centro, Nossa Senhora com o menino Jesus no trono, com anjos a sua volta.

Vale a pena ficar alguns minutos admirando essa beleza!

Foto: Fonte Gaia por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s