Mercado de Rialto

Rialto é um dos bairros mais antigos de Veneza e faz parte dos sestieri San Marco e San Polo e é altamente reconhecido por conta da ponte e do mercado de mesmo nome.

O nome se origina do latim rivus praealtus e depois rivus altus, que significa canal muito profundo, em referência ao Grande Canal. Rialto era uma zona muito importante, principalmente no final do século XI quando ali passou a existir um mercado.

A região também vira sede do patriarca de Grado, recebendo o prédio, a cúria e a capela de San Silvestro. No final do século XII, foi construído sobre o Grande Canal uma ponte de barcas, a Ponte della Moneta, para ligar duas áreas da cidade divididas pela canal e para o trânsito dos barcos ser feito direto ao mercado.

A ponte, claro, se tornaria a famosa Ponte Rialto, uma das mais bonitas de Veneza.

Aos poucos, o mercado foi crescendo e foram construídas lojas e depósitos. Durante esse tempo, surgiram as primeiras lojas de artigos de luxo, e também os primeiros bancos. Os prédios públicos também foram construídos ali e serviam para delimitar as áreas do mercado.

Atualmente, o Mercado de Rialto é um dos melhores lugares para quem quiser saborear uma típica atmosfera veneziana. Tradicionalmente, um mercado principalmente de peixes, frutas e verduras.

Para quem quiser preparar pratos típicos venezianos, ali é o local ideal para fazer suas compras. Os produtos são sempre frescos e garantidos.

Vale ainda ficar de olho atento em um monumento comumente ignorado: descendo da Ponte Rialto, margem oposta a de San Marco, fica a igreja de San Giacometto, a mais antiga de Veneza e sobrevivente de um incêndio desastroso no século XVI.

A fachada com um grande relógio e um pequeno pórtico gótico em pedra e madeira formam um exemplo único e original de Veneza.

Existe ainda um longo pórtico chamado de Banco Giro: é o primeiro exemplo de banco de crédito, onde os mercadores se encontravam para tratar das contratações. E ainda a Colonna del Bando, também conhecida como Gobbo di Rialto, que era onde a Sereníssima lia proclamações e condenações.

Para quem quiser visitar o mercado também, atenção: ele fica cheio desde as primeiras horas.

Ele funciona todos os dias, com exceção dos domingos. O mercado de peixes abre de terça a sábado, das 7:30 às 12:00; já o mercado de frutas e verduras abre de segunda a sábado, das 7:30 às 13:30.

Nem só de romantismo vive Veneza. Visitar o Mercado de Rialto é, sem dúvidas, uma bela experiência local.

Fotos: Mercado de Rialto (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s