Halloween na Itália?

Amanhã é halloween, conhecido por nós como dia das bruxas, uma comemoração que antecipa o Dia de Todos os Santos (1º de novembro). Será que os italianos também celebram essa data, mais conhecidas em países anglófonos?

Sim, os italianos também costumam comemorar essa data.

Inicialmente, a tradução italiana para tricks or treat? era offri o soffri? (oferece ou sofre?), que fazia um jogo de sons com duas palavras parecidas, como no original.

Mas a festa começou a ser reconhecida na Itália há poucas décadas, principalmente se espalhando por cidades maiores, como Milão, Roma, Turim e Bolonha.

Agora, a pergunta se transformou em “dolcetto o scherzetto?“, algo como docinho ou brincadeirinha?, para que dessa forma as crianças comemorem a noite de Halloween recebendo um doce dos familiares ou amigos.

Já a noite da bruxa em si é de diversão não somente para crianças, mas também adultos, que normalmente vão em danceterias com uma festa a caráter, criando uma atmosfera típica das bruxas.

Para os italianos, é como se essa data fosse um segundo carnaval, seguindo as antigas tradições célticas, de onde a noite das bruxas se origina: homens e mulheres vestidos de diabos, bruxas e personagens macabros, que dançam e se divertem.

Até mesmo na culinária (e como seria diferente se tratando da Itália?) modificou algumas receitas das populações célticas: muitos pratos a base de abóbora, alimento que no outono é muito comum, como risotto, antipastos e tortas salgadas.

Sem falar nos doces, que são as verdadeiras delícias da festa: doces a base de geleia de abóbora e tortas variadas não faltam nas mesas de festa.

Para quem estiver na Itália nessa época e quiser comemorar a noite, algumas cidades organizam boas festas, como Milão, onde acontece o Monsterland Halloween Festival; em Roma, o Bioparco organiza um dia para as crianças; em Turim, acontece o Movement Music Festival e a Horror Experience; e em Florença, existem festas que acontecem nas danceterias históricas Space e Tenax.

Dolcetto o scherzetto?

Foto: Abóboras de Halloween (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s