Parque Arqueológico de Neapolis

Parque Arqueológico de Neapolis fica em Siracusa, Sicília, e nele são encontrados vários restos da história local. Tanto pela quantidade de itens quanto pela relevância do monumento, é considerada uma das zonas arqueológicas mais importantes da Sicília e uma das mais vastas também.

O parque fica dentro de uma zona chamada Neapolis, um antigo bairro de Siracusa na idade grega e romana, que significa Cidade Nova, e que contém a maior parte dos monumentos siracusanos sobreviventes. Alguns monumentos foram perdidos.

Entre os anos de 1950 e 1980, Siracusa passou por um grande processo de aumento populacional, quase dobrando sua população entre três décadas. Com isso, zonas que antigamente eram rurais passaram a ser urbanas, e com a construção de prédios, muitas necrópoles, termas e templos foram perdidas para sempre.

A área de Neapolis conseguiu ser salva. E é também a área verde mais vasta da cidade. Fazendo o percurso completo é possível ver:

Igreja de San Nicolò ai Cordari:

Construída na época normanda, provavelmente no século XI, e onde eram feitos os funerais dos condes de Siracusa. No século XVI, passou para os cordari, artesões que fabricavam cordas

A Piscina Romana:

Serviam para encher o anfiteatro romano com água e dar início aos jogos náuticos e lutas aquáticas.

Anfiteatro Romano de Siracusa:

Uma das maiores realizações da primeira era imperial romana, construída na parte norte. Foi descoberto na primeira metade do século XIX e tem dimensões monumentais: 140 metros de comprimento e 120 metros de profundidade.

Arco do Triunfo de Augusto:

Na parte meridional do Anfiteatro surgia um grande arco de 13 metros de altura, 6 de profundidade e 10 de largura. Atualmente, restam apenas as bases da estrutura, que provavelmente chamava muita atenção na época romana.

Sarcófagos de Pedra Romana e Casas Helenísticas:

São os sarcófagos da época romana provenientes de diversas necrópoles de Siracusa e colocadas nas áreas do Anfiteatro. Nessa área, são sempre encontrados restos arquitetônicos de casas da época Helenística.

Altar de Hierão II:

O que resta dele são basicamente as bases da estrutura. A parte superior foi praticamente toda reutilizada na construção das fortificações espanholas da cidade no século XVI. A estrutura provavelmente tinha quase 200 metros de comprimento.

Teatro Grego de Siracusa:

Construído provavelmente na primeira fase do século V a.C., foi refeito no século III a.C., e reestruturado na época romana. Durante a época grega, eram apresentadas as grandes tragédias e comédias nele.

Gruta do Ninfeo:

A gruta fica em um terraço retangular que costeia o teatro grego e se abre ao centro de uma parede rochosa. Na entrada, ficavam algumas estátuas dedicadas às Musas.

Moinhos de Galerme:

Os moinhos formavam um complexo de moinhos de água que ficavam perto do teatro romano e são da época tardia do período medieval. De tudo, hoje só é possível ver a casa dos moinhos, todo o resto foi perdido.

Necrópoles:

As necrópoles são visíveis até mesmo da parte externa do parque. Algumas escavações feitas ao redor dela trouxeram a luz alguns restos de estrada e de muralhas da época pré-grega, além de restos de um prédio sacro. Nas necrópoles, existem inúmeras tumbas de épocas grega e romana.


O parque é, sem dúvidas, um belo testemunho da história não só de Siracusa, mas como siciliana também. Infelizmente, ele ainda sofre com faltas de investimento, mesmo sendo de grande relevância histórica.

O Parque Arqueológico de Neapolis abre todos os dias a partir das 8:30 e fecha uma hora antes do pôr do sol e o ingresso custa €10,00. Da estação de trem de Siracusa é possível ir até a área a pé.

Foto: Parque Arqueológico de Neapolis (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s