Fiumelatte

Fiumelatte é um dos que desaguam no Lago de Como e nasce no que é conhecido como Gruppo delle Grigne, um conjunto montanhoso que fica em Lecco. Ele fica na cidade de Varenna.

Ele é conhecido por ser o rio mais curto da Itália: apenas 250 metros.

O rio também é famoso por sua intermitência regular que vai de 25 de março (festa do bairro e da Anunciação) até o dia 7 de outubro (Madonna del Resario, padroeira de Varenna). Isso fez com que o rio ganhasse o nome de “o rio das duas Marias”.

Mas o nome de rio de leite é por causa de sua queda, que faz com que as águas caiam de forma a parecer uma espuma entre as pedras, dando uma cor branca parecida com o leite.

O rio chamou atenção de muitas pessoas, incluindo Leonardo da Vinci, que o menciona em seu Codex Atlânticus, no papel 214. Esse Codex é uma coleção de documentos do artista que forma 12 volumes.

Como chegar até o rio

Partindo da Piazza San Giorgio, depois de mais ou menos 200 metros, começa a Via Roma que até um pequeno cemitério. Nesse ponto, à esquerda, existem alguns degraus que vão ficando mais íngremes, mas ao seu final, começa uma trilha paralela ao lago que percorre a montanha e chega até o rio.

Para quem quiser uma bela vista, um pouco antes de chegar ao rio, existe uma outra trilha, que vai para Balluardo, que oferece uma das mais belas visões para o lago de Como.

Existe uma brochura que explica sobre o rio e tem um pequeno mapa para o caminho, clique aqui.

Uma ótima opção para quem está passando por Varenna! Infelizmente, não consegui fazer a trilha quando fui, mas… os motivos para voltar, rs.

Foto: Fiumelatte (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s