Palazzo Vescovile de Bressanone

Palazzo Vescovile ou Castelo de Bressanone é uma antiga residência da diocese.

A construção do prédio começou por volta de 960, quando os bispos de Sabiona se transferiram para essa região. Dois séculos depois, foi rodeada pelas muralhas.

A cidade de Bressanone foi sede episcopal durante oito séculos ininterruptos, entre os séculos XI e XIX.

Durante a época medieval, os imperadores alemães que iam até Roma, normalmente se hospedavam com os bispos de Bressanone, fazendo do lugar uma parada fixa. Desde aquela época, dentro do prédio, existiam lugares reservados aos imperadores e aos seus súditos.

Também nessa época, os príncipes bispos nomeavam com toda a liberdade os governadores e conselheiros que os substituíram enquanto eles estivessem ausentes ou impossibilitados de exercer o cargo.

A reestruturação do prédio aconteceu no final do século XVI por conta de um príncipe bispo da Áustria, e desde então, o prédio foi ampliando e outros tipos de reformas foram feitos, tudo visando melhorar a estadia dos imperadores.

No meio do século XIII, o bisco Bruno von Kirchberg transformou o lugar em sua própria residência e construiu quatro torres e três pontes, dando a aparência de um castelo fortificado.

Na primeira metade do século XV, foram construídas outras duas torres, além de outras áreas. Um século depois, foram feitas uma capela e uma escuderia. Durante a época em que foi residência dos bispos, eram 52 ambientes.

No século XIX, a grande sala teatral foi destruída, porque era pouco utilizada.

Interno do Palazzo Vescovile

Do prédio original, no entanto, não ficou nenhum traço porque foi destruído e refeito em um prédio renascentista, sua característica atual. As decorações internas demonstram os vários períodos pelo que o prédio passou e da troca de gosto de seus habitantes, passando pelo renascimento, barroco até o neoclássico.

Atualmente, o prédio tem três andares com fachada externa de cor rosa e decoração em púrpura. As fachadas leste e ocidental são feitas no estilo barroco. Por dentro, ele abriga um museu que se estende por 70 salas.

Museu Diocesano foi instituído em 1901, ficando na ala oriental do prédio. Conforme a coleção foi crescendo, sete anos depois, ela foi transferida para a Casa dei Canonici.

Em 1976, com a sede episcopal de Bressanone passando para Bolzano, as coleções do museu voltaram a ser colocadas nos ambientes vazios do Palazzo Vescovile.

A coleção inclui arte medieval, renascentista e barroca, além da parte dedicada ao tesouro da catedral e os presépios.

Durante os meses de março a outubro, o museu funciona de terça a domingo, das 10:00 às 17:00, sendo fechado às segundas. De novembro a janeiro, é aberto todos os dias, no mesmo horário.

O ingresso custa €8,00, e no período de inverno (novembro a janeiro), passa a custa €5,00 porque só é possível visitar os presépios.

Palazzo Vescovile fica na Piazza Palazzo Vescovile, 2, no centro de Bressanone, região de Trentino-Alto Adige.

Fotos: Palazzo Vescovile (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s