Palazzo Doria-Pamphilj

Você daria alguma moral para esse prédio ou acharia que é apenas mais um dos tantos prédios com belas fachadas na Itália?

Eu mesma passei por ele e ignorei, rs.

Pois é, esse aí em o Palazzo Doria-Pamphilj em Roma, um edifício histórico na Via del Corso. Dentro dele, fica uma das mais importantes galerias de arte de Roma, a Galleria Doria-Pamphilj.

O prédio era de propriedade da família Della Rovere, importantíssima família italiana de muitos Papas. Durante o século XVII, ela passou para as mãos da família Pamphilj, que o ampliou para torná-lo o mais importante prédio habitado em Roma, superado somente por embaixadas ou instituições públicas.

O mais interessante é que o prédio continua a ser residência da família nobre, diferentemente de outros locais de igual importância que normalmente são comprados pelo governo.

Entre os membros mais ilustres dessa família estão Andrea Doria e o Papa Inocêncio X, bastante popular por conta de um retrato seu feito por Velázquez em 1649 e que atualmente é conservado na Galleria, sendo a sua mais importante obra de arte.

A fachada é obra de Gabriele Valvassori, feita entre os anos de 1730 e 1735 a pedido de Giovanni Andrea Doria para comemorar a união de sua família com a da esposa, Anna Pamphilj. É da união dessas famílias que surge o atual nome do prédio.

Galleria nasceu em 1651, quando o Papa Inocêncio X resolveu colocar ali sua coleção privada de pinturas, incluindo seu famoso retrato, feito no ano anterior.

A coleção inclui pinturas e estátuas de Tintoretto, Ticiano, Rafael, Caravaggio, Bernini, Parmigianino e Velázquez, este último, trazendo a obra mais importante exposta. De Bernini está exposta uma escultura que também retrata o Papa Inocêncio X.

A coleção foi aberta ao público pela primeira vez em 1950, sem dúvidas, uma das maiores coleções particulares de Roma.

A Galleria é aberta todos os dias, das 9:00 às 19:00. Fica fechada somente em 25 de dezembro, 1º de janeiro e na Páscoa. Importante notar que é permitido fotografar sem flash e sem uso de cavaletes e pau de selfie.

O ingresso custa €12,00 e o Palazzo Doria-Pamphilj fica a poucos metros do Coliseu. A via del Corso é aquela em frente ao monumento a Vittorio Emanuele II na Piazza Venezia, de facílimo acesso a pé!

Fotos: Palazzo Doria-Pamphilj (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s