Cuore (Coração)

Hoje é dia das crianças, então achei uma boa ideia falar desse verdadeiro clássico italiano infanto-juvenil do século XIX.

Cuore foi escrito por Edmondo de Amicis e publicado em 1886. A ambientação do livro é Turim, na época da Unificação da Itália, entre os anos de 1881 e 1882. Ele é escrito como um diário de um menino de 12 anos, em seu terceiro ano escolar.

Enrico é filho de pai engenheiro e tem uma vida relativamente tranquila e boa, sem passar necessidades. Apesar disso, divide a sala com os mais variados alunos: desde fidalgos até filhos de ferreiros.

O grande ensinamento que Enrico nos passa é o respeito com aqueles que têm origem diferente da nossa.

A linguagem pode ser simples, mas as reflexões que o livro causam são mais complexas, especialmente nas cartas deixadas por seus pais ou sua irmã, que nos fazem refletir sobre questões da vida que acabamos menosprezando.

Como a Itália tinha acabado por um processo de unificação, também vamos aprendendo um pouco sobre esse contexto histórico e as inúmeras guerras que foram necessárias para que isso acontecesse.

É um livro escrito para crianças, mas que consegue emocionar adultos e nos faz refletir sobre coisas que às vezes esquecemos existir.

É bonito como o pai sempre relembra o filho como, independente do trabalho, todo trabalho é digno e nenhum trabalho é sujo, ou sobre nos lembrar que apesar de estarmos quentinhos em casa, existem crianças que passam frio e fome.

Em algumas partes do livro, é importante ter um lencinho ao lado, a não ser que seu coração seja feito de pedra! rs

O sucesso do livro provavelmente se deve ao fato de que os personagens contados na história vêm de diversas parte da Itália, dando um grande foco à unificação das várias regiões italianas em um nível cultural além de político.

De Amicis se tornou o escritor mais lido da Itália por conta desse livro.

A edição brasileira mais recente desse livro era da falecida Cosac Naify, que não está mais disponível, mas existe uma edição de 2012 da editora Autêntica que ainda é vendida (clique aqui).

É bom ficar atento a promoções, já que paguei míseros R$8,90 (sim, OITO reais e noventa centavos) no meu exemplar.

Vale a pena pela experiência de leitura!

Foto: Cuore de Edmondo de Amicis por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s