Área arqueológica de Fiesole

Fiesole, a pequenina cidade que pode ser vista de Florença, é bastante conhecida por conta de sua área arqueológica que inclui um museu, um templo, as termas e um teatro romano bastante intacto.

Essa área pertence aos séculos III a.C. e II a.C.

As escavações foram descobertas no começo do século XIX, quando um barão prussiano encontrou alguns resquícios da época romana. Eles fez buscas durante mais cinco anos, mas suspendeu o trabalho, que só foi retomado em 1870.

O governo local comprou o terreno três anos depois e as escavações continuaram e cinco anos mais tarde, surgiu o primeiro museu com o material retirado das escavações.

Museu arqueológico de Fiesole

O museu arqueológico foi construído por Ezio Cerpi entre 1912 e 1914 em forma de templo romano. Dentro dele, ficam as descobertas feitas em Fiesole e todo seu território, além de doações particulares, como cerâmicas gregas e etruscas, ou algumas esculturas romanas.

O teatro romano foi construído segundo os modelos gregos e é considerado um dos mais antigos existentes (os primeiros surgindo em Roma no início do século II a.C.). Ele provavelmente foi feito no final do século I a.C., sofrendo restaurações ao longo do tempo.

Teatro romano de Fiesole

O diâmetro do teatro é de 34 metros. A parte superior das escadas foi destruída, mas as inferiores estão muito bem conservadas (e a acústica é realmente ótima nesse lugar). Durante todo o verão, ele é usado para apresentações de óperas líricas.

Atrás do teatro, estão os restos das termas, construídas provavelmente na mesma época e restauradas já na época do imperador Adriano. Foram descobertas no final do século XIX, quando finalmente as três arcadas ficaram visíveis: eram o terraço das termas.

Termas de Fiesole

São três os ambientes das termas: calidarium, tepidariumfrigidarium, além de outras banheiras e quartos. A piscina retangular com duas banheiras eram para os banhos públicos.

Algumas partes da estrutura foram reconstruídas depois das escavações.

Já o tempo etrusco-romano é um pouco anterior ao teatro e às termas, provavelmente sendo construído entre os séculos IV a.C. e II a.C., mas a área já era usada para rituais sacros pelo menos desde o século VII a.C.

Templo de Fiesole

Durante a época republicana, o templo foi reconstruído e ampliado.


Durante os meses de novembro a fevereiro, a área arqueológica e o museu funcionam somente das 10:00 às 15:00, fechando às terças. De março a outubro, funciona diariamente das 10:00 às 18:00. Os ingressos variam de €5,00 a €12,00.

A área arqueológica de Fiesole é, sem dúvidas, muito interessante. Para quem está em Florença, vale a pena dar uma esticada até lá, um percurso que leva mais ou menos meia-hora de ônibus.

Fotos: Área arqueológica de Fiesole por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s