Para comemorar Jovanotti!

Jovanotti completa hoje 51 primaveras com muito ritmo para muitos anos de carreira. Ano que vem, ele comemorará 30 anos do lançamento de seu primeiro álbum de estúdio, Jovanotti For President (ambicioso, né? rs).

De um começo bem rapper, Jovanotti navegou por diversas águas ao longo desses 30 anos de carreira (como músico, porque antes disso, ele era DJ): de rapper, também se arriscou no dance, no pop, no rock, na world music, enfim…

Talvez a grande chave de seu sucesso seja isso: ele consegue transitar por vários estilos de forma muito natural e agrada diferentes ouvintes.

Então bora comemorar Jovanotti ouvindo Jovanotti. Clique no link abaixo para ler os comentários ou clique aqui para ouvir a playlist no YouTube.

1. Serenata Rap

Vamos começar com a música que praticamente foi responsável por tornar Jovanotti conhecido pela Itália inteira e que aparece somente no 7º álbum de estúdio dele lançado em 1994. Serenata Rap é isso: uma serenata em forma de rap.

2. Ragazzo Fortunato

Essa música veio um pouco antes de Serenata Rap, no álbum anterior, mais precisamente. O sucesso foi discreto, mas a faixa parece ser importante para Jovanotti porque normalmente é com essa faixa que ele costuma encerrar seus shows.

3. Estate 1992

Como o nome sugere, essa música foi gravada em 1992, no mesmo álbum de Ragazzo Fortunato. O clipe não poderia ser mais verão. O interessante que é essa estação seria tema de outra música de sucesso dele 20 anos mais tarde.

4. Go Jovanotti Go

Reconhece o novíssimo Jovanotti nesse vídeo? Foi exatamente assim que ele começou sua carreira. Essa é a faixa de abertura de seu primeiro álbum de estúdio lançado em 1988. Conseguiu ficar em 5º lugar nas paradas italianas.

5. L’ombelico del Mondo

Eu absolutamente amo essa música, rs! Foi lançada em 1995 como uma das duas inéditas em um álbum de maiores sucessos do Jovanotti. A energia dessa música é fantástica, meio difícil ficar parado sem querer sair dançando!

6. Un Raggio di Sole

Começamos a série de músicas mais meigas de Jovanotti, rs, uma pegada mais pop. Un Raggio di Sole foi sucesso no verão de 1999 e com ela, o cantor venceu o Festivalbar de 1999, como melhor single e melhor álbum. A letra também é divertidíssima.

7. Ti Porto Via Con Me

Uma música mais recente dele, lançada para o álbum Backup, que reúne os sucessos de Jovanotti entre 1987 e 2012. Essa é uma das inéditas. Aqui, o cantor mistura ritmos novamente, entre o dance, o electro e a guitarra acústica.

8. Mezzogiorno

Acho que essa é a minha preferida do Jovanotti, que me dá uma sensação de alegria muito grande. Ela faz parte do álbum Safari de 2008, que é uma mistura de faixas mais tranquilas com dance. O vídeo também é divertido!

9. Estate

Voltamos ao verão, mas dessa vez, ao verão de 2013, quando essa música foi um sucesso absoluto. Foi uma das músicas que me fez tentar ouvir Jovanotti de novo, já que não sou particularmente fã de rap.

10. Safari

Essa música tem uma pegada inicial bastante parecida com L’ombelico Del Mondo se pararmos para analisar, mas ela já segue uma linha mais dance, o próprio vídeo é mais dark, uma pegada mais densa e menos alegre, e que eu gosto muito!

11. (Tanto)³

Acho tanto a música quanto o clipe uma verdadeira brisa/viagem, mas gosto tanto dela. Jovanotti aqui questiona e responde. Jovanotti ganhou como a melhor performance do Festivalbar de 2005 com essa música.

12. Ora

Música que dá título ao penúltimo álbum de Jovanotti lançado em 2011. Foi uma das primeiras faixas a ser escrita, mas só nos momentos finais virou nome do álbum. Acho a letra dessa música muito bonita, sobre esperança.

13. Il Più Grande Spettacolo Dopo Il Big Bang

Vamos encerrar essa playlist com uma música divertida. Se pararmos para pensar na letra dela, é bem boba, mas ao mesmo tempo acho a letra e a melodia muito, mas muito divertidas. Fez um enorme sucesso no verão italiano de 2011, vendendo mais de 60 mil cópias.

RESUMO

Playlist: Para comemorar Jovanotti!
Número de faixas: 13.
Duração: Aproximadamente 55 minutos.
Link: YouTube.

Que Jovanotti tenha um ótimo dia, cheio de comemorações!

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s