Casa de caça de Stupinigi

Casa de casa Stupinigi era uma residência dos Savoia para fins de caça, como o próprio nome diz. O projeto foi realizado por Filippo Juvarra, o arquiteto oficial dos Savoia, e feito no século XVIII.

Essa casa faz parte das residências dos Savoia em Piemonte, e desde o ano de 1997 é um patrimônio da Unesco. Sua localização é em Stupinigi, uma fração de Nichelino que fica na região metropolitana de Turim, cerca de 10 km de seu centro histórico.

Na época medieval, o local já tinha um pequeno castelo, que tinha sido construído para defender a cidade de Moncalieri, já em posse dos Savoia, mas em conjunto com os Acaia. Esse ramo, Savoia-Acaia, era uma dinastia reinante no Piemonte.

O local passou para as mãos de Amadeo VIII Savoia e somente quando os últimos dos Acaia morreu, no começo do século XV, é que Amadeo decidiu deixar o castelo para um parente, um marquês sem ligação com os Savoia.

No entanto, os Savoia voltaram a serem proprietários do local quando Emanuele Filiberto clamou o direito à propriedade. Ele mesmo se responsabilizou em tornar o lugar próprio para sua corte e para suas caças no bosque de Altessano.

A estrutura da casa é enorme: são mais de 50 ambientes, entre quartos, salas, bibliotecas e galerias. A parte interna é feita no estilo rococó italiano, utilizando materiais precisos como porcelanas, em uma superfície de 31 mil metros quadrados. A área externa tem 150 mil metros.

Merecem destaques o apartamento do Duque de Chiablese, graças a sua belíssima sala de jogos: uma sala retangular, com um teto decorado, e lustres maravilhosos. Existe também a sala dos espelhos, com espelhos que vão da parede ao teto.

Sala de jogos

O apartamento da rainha foi feito em 1730 para a mulher de Carlo Emanuele III de Savoia, a fim de hospedar a rainha para a temporada de caça da família. Chama atenção nesse apartamento o fato do quarto e da antecâmara estarem muito bem conservados.

O apartamento do rei, além do quarto e da antecâmara, apresenta a sala dos escudeiros, com afrescos inspirados nas caças realizadas pela família. Fica nesse apartamento também a capela de Sant’Uberto, que era antigamente para banquetes antes de virar capela.

Mas é salão central o verdadeiro coração de toda essa casa. Foi a primeira ideia de Juvarra a ser terminada, e a partir dele que todo o projeto se desenvolveu. A sala é oval com uma cúpula sem aberturas superiores.

No teto da cúpula, tem um afresco feito pelos irmãos bolonheses Giuseppe e Domenico Valeriani, chamado “O Triunfo de Diana”, a deusa clássica da caça.

Na parte externa, temos um amplo jardim e o território que antes era de caça para os Savoia se tornou, desde 1992, área protegida pelo Parque Natural de Stupinigi para proteger uma pequena variedade de animais que ainda habita o local.

Casa de caça de Stupinigi funciona de terça a domingo das 10:00 às 17:30; aos sábados e domingos funciona uma hora a mais; é fechado às segundas. Os ingressos custam €12,00 e são gratuitos para quem tem o Torino+Piemonte Card.

Para chegar até o local, basta pegar o tram 4 mais o ônibus 41 (parada Stupinigi) na estação de trem Porta Nuova.


Vale a pena colocar na sua lista!

Fotos: Casa de caça Stupinigi (Stefano Merli)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s