Palio di Asti

Nem só de Siena vivem os palios da Itália.

Este mês, mais precisamente no dia 17, acontece o Palio di Asti. Asti é uma cidade que fica na região do Piemonte, a pouco mais de 60 km de Turim, e tem pouco mais de 76 mil habitantes.

Também conhecido como Palio Astese, em uma nomenclatura mais arcaica, a festa é bastante tradicional e vem desde a época medieval. Nasceu para comemorar o padroeiro da cidade, San Secondo, e o ápice da festa é uma corrida de cavalos sem sela.

A festa para padroeiro existe desde o século XII e a corrida provavelmente existe desde o final do século XIII, ambos eventos ocorrendo anualmente sem interrupções, salvo duas exceções nos anos 1860 e em 1930.

A corrida que acontecia na festa do padroeiro no mês de maio e acontecia no Corso Alfieri, desde 1967 acontece dentro de um circuito fechado todo terceiro domingo de setembro. E desde 1988, a corrida acontece na praça Alfieri.

Originalmente, a corrida acontecia em 30 de março. No século XIX, a corrida passou a ser feita no segundo domingo depois da Páscoa. Nesse século, ela mudaria de data mais uma vez, para a primeira terça de maio.

Com o tempo, ela perdeu seu motivo religioso e passou a ser apenas uma corrida de cavalo.

Na década de 1930, a cidade foi obrigada a mudar o nome do evento, pois Mussolini disse que somente Siena poderia chamar uma corrida de cavalos de Palio, passando a se chamar Certame Cavalleresco.

O Palio em si renasceu em 1967, quando também passou a ser realizado em setembro.

É claro que a corrida segue algumas tradições, como um cortejo histórico e antes da corrida propriamente dita, o capitão do Palio deve se dirigir ao prefeito pedindo licença para correr. O prefeito autoriza e dá a proteção de San Secondo.

A corrida é realizada em três baterias com sete participantes cada uma. Os três primeiros de cada bateria vão para a corrida final que decide quem vence o Palio. Os cavalos têm que dar três voltas na praça, um total de 1,3 km.

Diferentemente de Siena que divide o Palio entre contradas da cidade, no Palio de Asti podem participar outras cidades da província de Asti.

Em 1977, nasceu o Paliotto, uma manifestação que acontece na quinta precedente ao Palio e é uma competição entre as cidades participantes do Palio. O prêmio para quem vence esse pequeno Palio é semelhante ao principal, que é um pedaço de veludo valioso.


Sem dúvidas, um evento bem interessante e uma alternativa para quem não consegue ver o Palio de Siena!

Foto: Palio de Asti (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s