40 Novelas do Luigi Pirandello

Em 40 Novelas, temos uma seleção de 40 contos e novelas de Luigi Pirandello, ganhar do prêmio Nobel em 1934. A seleção é de Maurício Santana Dias, que também é o tradutor e escritor do prefácio.

Nesta seleção, que na verdade são mais contos do que novelas, afinal, são poucas as narrativas realmente longas (e mesmo assim, dificilmente passam das 50 páginas), temos de tudo de Pirandello.

Temos desde seus primeiros trabalhos até provavelmente algumas de suas últimas produções, temos drama e comédia, às vezes misturadas, na melhor forma pirandelliana.

As histórias são profundas, muitas com críticas sociais. Vemos principalmente o machismo, quando a mulher era (e ainda é) culpada de todas as desgraças dos homens.

É possível perceber também racismo em algumas partes.

Conseguimos ter os primórdios de sua obra máxima no teatro, Seis Personagens À Procura de um Autor, em três contos chamados “Personagens”, “A Tragédia de um Personagem” e “Conversas com Personagens”.

Uma reunião muito bem feita por Maurício Santana Dias, que nos mostra o melhor da produção pirandelliana. Dessas 40 novelas, 31 viraram peças de teatro em termos aproximados.

Vale muito a pena para quem quiser conhecer mais da obra deste incrível autor italiano. E vale ser degustada aos poucos!

A Companhia das Letras tem duas edições para esse livro: uma edição especial, em capa dura, que faz parte da coleção dos vencedores do prêmio Nobel; e uma edição em brochura, que faz parte da coleção listrada, um pouco mais barata.

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s