Villa Carlotta

Tremezzina é uma cidade com pouco mais de cinco mil habitantes e fica na província de Como, na Lombardia. Ela é uma fusão de outras quatro cidades: Lenno, Mezzegra, Ossuccio e Tremezzo.

A bela Villa Carlotta fica nessa cidade, às margens do lago de Como.

O local é de relevância seja pelas obras de arte conservadas dentro dela, seja pelo vasto jardim botânico que a circunda e faz parte do circuito de grandes jardins italianos.

Inicialmente, a vila se chama Villa Clerici e foi construída no final do século XVII por vontade do marquês Giorgio II Clerici para comemorar o sucesso da família. No começo do século XIX, a propriedade foi comprada por Gian Battista Sommariva, uma personalidade de Milão que colecionava artes.

Com os artistas mais ilustras da época a sua disposição, Sommariva modificou o interno da vila para enriquecê-la com obras de sua coleção particular, o que fez com que a vila ficasse famosa por toda a Europa e chamasse atenção de pessoas como Stendhal e Flaubert.

No final do século XIX, a vila foi comprada pela princesa Marianna di Nassau, mulher de um príncipe da Prússia. Quatro anos mais tarde, ela foi doada para a filha Carlotta, da qual é retirado o nome atual.

Com a Primeira Guerra, a vila passou a ser administrada por um sindicato. Atualmente, a vila e o jardim são geridos por uma entidade privada.

A construção se apresenta com um prédio de grande imponência, mas ao mesmo tempo muito sóbrio se comparado aos outros da época. Apesar de ter três andares, apenas dois são visitáveis hoje em dia.

As obras de arte ficam expostas no piso inferior, enquanto no superior, existe uma elegantíssima galeria, e também mostra a vila do ponto de vista residencial.

Já os jardins da vila têm como plano de fundo as águas do lago de Como, além da visão das montanhas que circundam o lago. São mais de 500 espécies de plantas, adaptadas bem ao clima ameno da região.

Villa Carlotta fica aberta dependendo da estação, da mesma forma que funcionam seus horários. Em março, funciona das 9:30 às 17:00; de abril a setembro, das 9:00 às 19:30; em outubro, das 9:30 às 17:00; em novembro, somente aos finais de semana, das 10:00 às 16:00.

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a vila fica fechada.

O ingresso custa €10,00. Para visitar a vila é preciso chegar de trem ou carro até Como ou Varenna e de lá pegar um barco até Tremezzo/Villa Carlotta.

Fotos: Villa Carlotta (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s