Galeria Nacional do Palazzo Spinola

Galeria Nacional do Palazzo Spinola é um museu estadual que fica dentro de um prédio nobre construído no final do século XVI, no centro histórico de Genova.

Também conhecido como Palazzo Spinola di Pellicceria, ele fica na Piazza di Pellicceria, e é um dos patrimônios da Unesco.

No final da década de 1950, os últimos proprietários privados, Paolo e Franco Spinola, doaram a residência ao Estado italiano para que se tornasse um local expositivo destinado ao público.

Dentro deles, ficam afrescos e decorações dos séculos XVI e XVII, além de inúmeras obras de arte relevantes. No terceiro andar, fica a Galeria Nacional da Liguria, onde ficam expostas algumas aquisições estaduais.

Quem quis a construção desse prédio foi Francesco Grimaldi, no final do século XVI. Desse período, ainda permanecem os afrescos dos tetos dos salões dos dois andares nobres. A família Grimaldi fica ali até metade do século seguinte, quando foi vendida para Ansaldo Pallavicino.

Com Pallavicino, foram feitas algumas alterações na arquitetura. Com a morte desse proprietário, o prédio passou ao filho, que deixou para a irmã, que se casou com Gerolamo Doria.

O herdeiro desse casal morreu precocemente e o patrimônio ficou para a irmã de Doria, casada com Niccolò Spinola. Este casal fez um projeto de reestruturação da propriedade, em especial no segundo andar nobre, em estilo rococó.

Esse casamento também deixa a propriedade para a última família a ser dona do prédio, e da qual o nome foi retirado e pelo qual é conhecido até hoje.

Toda a família Spinola ficaria responsável pelas últimas modificações sofridas pelo prédio e também pelo enriquecimento da coleção particular. Com Giacomo Spinola, foram feitas muitas restaurações.

Como os últimos andares perderam suas características históricas (durante a Segunda Guerra), os dois marqueses e últimos proprietários sugeriram que ali ficasse a Galeria Nacional da Liguria, um lugar para expor as aquisições destinadas a Liguria.

Nesse ambiente, ficam expostos os trabalhos de relevância máxima das doações de Spinola que por motivos de conservação não poderia ficar expostos nos ambientes históricos (os dois primeiros andares), juntamente com aquisições do Estado para documentar a riqueza do pintura da região da Ligura.

Galeria Nacional do Palazzo Spinola fica aberta de terça à sexta, das 8:30 às 19:30; aos sábados, das 8:30 às 22:30 (até final de outubro); domingos e feriados, das 13:30 às 19:30. É fechada às segundas. O ingresso custa €6,00 e todo primeiro domingo do mês, a entrada é gratuita.

Ela fica na Piazza Pellicceria, 1, e fica a cinco minutos a pé do famoso Aquário de Gênova ou a 10 minutos do Palazzo Ducale.

Foto: Galeria Nacional do Palazzo Spinola (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s