Cinco museus em Veneza

Como quase todas as cidades italianas, Veneza também é repleta de museus, o que pode deixar qualquer turista louco, então selecionei cinco dos mais importantes da cidade. Confiram:

Palazzo Ducale

Provavelmente, o museu mais famoso de Veneza, o Palazzo Ducale era a antiga residência dos duques de Veneza e é um dos símbolos da cidade, além de ser um excelente exemplo do gótico veneziano.

Ele é contíguo à Basílica de São Marcos. Dentro dele, existe uma ampla pinacoteca, que compreende obras dos principais artistas de Veneza: Tintoretto, Vecellio, Bassano, Veronese, Zelotti e Vassilacchi.

Gallerie dell’Accademia

As Gallerie dell’Accademia são um museu estatal que acolhem as melhores coleções de arte venezianas e do Vêneto, especialmente entre os século XIV e XVIII. As galerias ficam aos pés da ponte dell’Accademia, no sestiere de Dorsoduro.

Entre os artistas, estão obras de Tintoretto, Tiziano, Canaletto, Bellini e Veronese. Além de pinturas, as galerias também possuem exemplares de esculturas e desenhos, entre eles o famoso Homem Vitruviano de da Vinci – porém, ele fica exposto somente em ocasiões especiais.

Palazzo Ca’ d’Oro

Um dos prédios mais notáveis de Veneza, o Palazzo Ca’ d’Oro fica no sestiere de Cannaregio e fica de frente para o Grande Canal. O nome é porque originalmente, algumas partes de sua fachada eram cobertas por ouro. Também é um ótimo exemplo do gótico veneziano.

Desde 1927, ele é a casa da Galleria Franchetti, com obras que faziam parte da coleção privada de Giorgio Franchetti e que depois foram doadas ao Governo italiano, existem obras de Tiziano e de Andrea Mantegna, que são consideradas as de maior prestígio da coleção.

Museo del Merletto

Fugindo um pouco da grande ilha e passando para Burano, temos o Museo del Merletto, o museu da renda. A renda de Burano é uma das mais renomadas do mundo. Atualmente museu, era antigamente uma escola.

O museu foi fundado em 1981 e ali são organizados muitos cursos de formação profissional e muitas mostras históricas. O museu conserva os arquivos da escola e outros documentos importantes, além de exemplares históricos.

Museo del Vetro

Também fora da ilha principal, em Murano, fica o Museo del Vetro, o museu do vidro, afinal, os vidros dessa ilha são bem conhecidos. O museu foi fundado em 1861, como parte dos museus cívicos de Veneza e a sede fica no prédio histórico dos Vescovi di Torcello.

O museu nasceu para funcionar como um arquivo para reunir os testemunhos da história da ilha, que logo passou de arquivo para museu. Parte da coleção do museu foi comprada, mas muita coisa foi doada pelos artesões da ilha.


E ainda tem muito mais!

Fotos: Museus de Veneza (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s