Palazzo de Bo

Palazzo del Bo é a sede , desde 1493, da Università degli Studi di Padova, a Universidade de Pádua, uma das mais antigas do mundo. Ele fica no coração da cidade, entre o Caffè Pedrocchi e os Palazzi Comunali, sedes da prefeitura.

O prédio surgiu no século XIV a partir da transformação de alguns prédios pré-existentes, construídos entre os século XII e XIII, onde antigamente passava o córrego, hoje, enterrado. A função original era de pousada.

A pousada tinha como emblema um crânio de boi. Quando o local virou sede da universidade, o crânio virou o emblema oficial da universidade e desde então o lugar é chamado de Bo (provavelmente do bue, que significa boi).

Ao longo do séculos, claro, o Palazzo del Bo passou por muitas modificações arquitetônicas. A entrada principal é pela Via 8 Febbraio 1848 com um portão de bronze no Átrio dos Heróis, em memória dos alunos mortos pela independência da Áustria em 1848 e pelo período da resistência.

A Universidade de Pádua é a única da Itália que recebeu a medalha de ouro de valor militar.

Nas escadas de acesso, existe uma estátua de Elena Lucrezia Cornaro Piscopia, a primeira mulher do mundo a conseguir um diploma em 1678.

Do Átrio dos Heróis, acessa-se o Cortile Antico, projeto no século XV por Andrea Moroni e terminado depois de sua morte por Vincenzo Scamozzi. As paredes são decoradas com várias esculturas e baixo-relevos, com brasões de reitores e professores ilustres.

O Cortile passou por um grande processo de restauração que terminou recentemente em 2013.

Do Cortile Antico se passa ao Cortile Nuovo que liga várias estruturas do complexo. Aqui também existe uma estrela dedicada a Galileu Galilei em bronze. Galileu ensinou Matemática e Física na universidade entre os anos de 1592 e 1610.

Aula Magna

Para quem é fã dele, na Sala dei Quaranta ainda está conservada sua antiga mesa. A belíssima Aula Magna era originalmente o refeitório da pousada, mas desde o século XVIII é reservada para cerimônias oficiais.

E finalmente um dos locais de maior interesse da universidade é o Teatro Anatômico, construído por Gerolamo D’Acquapendente em 1594. É o teatro anatômico mais antigo do mundo, que permaneceu em uso até o final do século XIX.

De planta elíptica, o teatro é em forma de cone com seis bancadas e tem capacidade para até 300 alunos de frente para a mesa central.

Teatro Anatomico

Palazzo del Bo é visitável apenas através de visitas guiadas que duram cerca de 45 minutos a um custo de €5,00 e passa pelo Teatro Anatomico, Aula Magna, Sala dei Quaranta e a Sala di Lauree di Medicina – isso durante a semana.

Aos sábados e domingos, as visitas se estendem para a parte nova do prédio e incluem várias outras salas, incluindo o Cortile Nuovo e o Atrio degli Eroi. O custo aumenta para €8,00. As saídas acontecem em horários específicos durantes os dias. É importante consultar os horários (clique aqui).

Sem dúvida alguma, uma visita imperdível em Pádua!

Fotos: Palazzo del Bo (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s