Ostia Antica

Ostia Antica faz parte da 35ª zona de Roma. Ela foi fundada por volta do século IV a.C., como acampamento militar e se desenvolveu ao longo da época imperial romana como um centro comercial portuário, especialmente para provisionamento de grãos na capital.

Como o porto fluvial não era suficiente, a construção de um segundo, artificial, mais ao norte ligado ao Tibre foi feito. Um canal artificial dotado de um farol. Na época de seu principal desenvolvimento, a cidade romana de Ostia teve 75 mil habitantes, mas declinou com a crise do século III.

Ainda no século IV, foi sede residencial, enquanto as atividades comerciais e administrativas passaram para a cidade de Porto. O aqueduto parou de funcionar no século V e depois de um assédio, ela decaiu e ficou quase sem população.

Ainda assim, permaneceu como porta de acesso a Roma através do Tibre.

Por ter sido cidade romana e depois passado por outras mãos, a porção de Ostia Antica é bastante rica, principalmente em escavações romanas, claro. Escavações essas que foram descobertas por prisioneiros, quando parte da antiga cidade serviu de prisão.

Das arquiteturas importantes, tem o Borgo Gregoriopoli, uma cidadezinha fortificada construída a pedido do Papa Gregório IV, a Basílica de Sant’Aurea, o cemitério de Ostia Antica, o castello de Giulio II, futuro Papa Júlio II, e o seu famoso sítio arqueológico.

O funcionamento do parque arqueológico depende da época do ano (consulte o site oficial). Para chegar até Ostia Antica, basta pegar a linha B do metrô de Roma e descer na estação Porta San Paolo (Piramide) e de lá, pegar o trem Roma-Lido e descer em Ostia Antica.

Ostia é uma ótima saída para quem está em Roma e quer curtir um pouco de praia (é a praia dos romanos), só não aconselho ir na época do verão, quando ela costuma ficar lotada de gente!

Fotos: Sítio Arqueológico de Ostia Antica (Reprodução)

Anúncios

Um comentário sobre “Ostia Antica

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s