5 museus de Florença

Florença é considerada a capital mundial da arte, já que são tantas as obras que se encontram na cidade, que ela tem um número bastante elevado de museus e galerias de arte.

Para os amantes da arte, pode ser bastante difícil selecionar apenas alguns para visitar, já que provavelmente seria necessária uma vida inteira para conhecer cada canto e cada história de arte que Florença tem a oferecer.

Dos 15 museus italianos mais visitados, um terço fica em Florença. E já comentei sobre os Uffizi e a Accademia neste post. Para esse post de cinco museus, escolhi alguns que não são tão comentados com outros que também têm sua fama, mas ainda assim, menores que os dois mais populares.

Museo Nazionale del Bargello

Bargello é bastante popular, mas ainda assim, menos comentado que os Uffizi e a Accademia. Ao invés de pinturas, ele é conhecido por sua coleção de estátuas renascentistas, considerada uma das mais notáveis em todo mundo. Aqui, encontram-se obras de arte de Michelangelo, Donatello, Ghiberti, Cellini, Giambologna, entre outros. Das estátuas mais famosas, provavelmente está o Davi de Donatello.

Casa Buonarotti

A casa-museu é dedicada a Michelangelo, provavelmente um dos filhos mais ilustres de Florença (mesmo não tendo nascido ali). Apesar disso, a Casa Buonarotti normalmente não figura entre os museus mais populares de Florença. O prédio é bastante simples, mas serve para quem tem interesse em conhecer mais sobre a vida desse grande artista e ver algumas de suas obras menos populares, mas nem por isso menos interessantes.

Casa di Dante

Outro filho ilustre de Florença, que nunca conseguiu superar o fato de ter sido banido de sua amada cidade, Dante sim nasceu em Florença, mas morreu em Ravenna, exilado. A sua casa-museu encontra-se em uma das partes mais antigas do centro histórico de Florença. O museu tem painéis explicativos sobre A Divina Comédia, contando sobre a época e seus personagens. Para quem quiser conhecer mais sobre a obra e sobre a época que Dante viveu, o museu é um prato cheio.

Museo Galileo

Esse museu já foi conhecido como Museu da História da Ciência e fica bastante próximo dos Uffizi. Nele, como o antigo nome sugere, encontram-se vários instrumentos científicos, dos mais relevantes no mundo, e materiais que contribuíram para o desenvolvimento da ciência. As salas (18 ao total) são divididas por temas, como a astronomia, o mar, a guerra, o mundo de Galileu. Os amantes da ciência não devem deixar de ir.

Cappelle Medicee

Por fim, as famosas Cappelle Medicce, o mausoléu da família Medici, que fica junto com a Basílica de São Lourenço, na parte de trás. As partes principais desse museu são a Nova Sacristia, feita por Michelangelo, e obviamente, a grande capela, onde ficam as sepulturas dos poderosos de Florença, cobertos em mármore e pedras semi preciosas, e que também contém trabalhos de Michelangelo.


Essa lista pode ter parte 2!

Fotos: Museus de Florença (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s