Scala Contarini del Bovolo

Scala Contarini del Bovolo é considerada uma joia escondida de Veneza, escondida em um verdadeiro labirinto de ruas e canais. Ela fica próxima ao Campo Manin, em uma das principais rotas turísticas de Veneza, entre a estação e a Accademia.

Essa verdadeira joia é caracterizada por seu estilo, que fica entre o renascentista, o gótico e o bizantino. A escada em espiral usa elementos do renascimento, a técnica de construção do gótico e características bizantinas no formato.

Ela foi pedida por Pietro Contarini, provavelmente no final do século XV para decorar a fachada do Palazzo San Paternian, que pertencia a essa poderosa família veneziana. Inicialmente, o trabalho não tinha um propósito funcional, mas queria apenas aumentar o prestígio e a popularidade da família.

A construção da escada agradou tanto os cidadãos, que estes escolheram um apelido para a família, pelo qual ela é conhecida desde então: Contarini del Bovolobovolo refere-se ao formado da escada, que significa concha de caracol, no dialeto veneziano.

No século XVIII, o prédio passou para o domínio de outra pessoa, Giovanni Minelli, que se casou com a última Contarini. No século seguinte, foi comprado por uma empresa e sendo alugado para Arnoldo Marseille que transformou o local em um hotel.

No final do século XIX, foi cedido através de testamento para a paróquia de São Lucas e se torna sede de uma congregação de caridade. Mais tarde, também se tornaria local de observação astronômica.

A escada possui apenas 80 degraus que sobem em sentido anti-horário e conduz a um ponto de observação que tem uma das melhores vistas da cidade.

Acontece que essa escada esconde outra joia em Veneza.

Pelo segundo andar da escada, é possível a chegar em uma sala de muito prestígio do Palazzo Contarini, na qual algumas obras de arte estão expostas. São poucas, porém de importante valor, incluindo o rascunho de Paraíso, que fica no Palazzo Ducale, feito por Tintoretto.

Scala Contarini del Bovolo e a Sala Tintoretto ficam abertas diariamente, das 10:00 às 13:30, e das 14:00 às 18:00, fechando somente nos feriados de 1º de janeiro, 15 de agosto, 1º de novembro e 25 e 26 de dezembro. O ingresso custa €7,00.

Para chegar até lá, da Ponte Rialto, são menos de 300 metros. Saindo de Rialto, pegar a primeira à direita, sentido São Marcos, e permanecer à margem do Grande Canal (Riva Ferro), que depois vira Riva del Carbon e entrar na primeira à esquerda na Calle Bembo (ver no Google Maps).

Imperdível para quem vai a Veneza.

Foto: Scala Contarini del Bovolo (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s