Arca de São Domingos

Arca de São Domingos é um monumento que se encontra na Basílica de São Domingos em Bolonha, na capela de mesmo nome. Nesta arca, estão conservados os restos de Domingos de Gusmão, fundador da ordem dos Frades Pregadores, que nasceu na Espanha, mas morreu em Bolonha.

Domingos de Gusmão morreu em Bolonha no século XIII, em um convento instituído por ele e que hoje recebe o nome de Convento de São Domingos. Inicialmente, ele foi sepultado no altar de São Nicolau da antiga e já extinta igreja do convento.

Doze anos após sua morte, seus restos passaram para um altar de uma capela lateral da nova basílica ainda sendo construída em Bolonha. Um ano depois, em 1234, Domingos foi canonizado pelo papa Gregório IX.

Com isso, o sarcófago onde se encontravam os restos do santo foram considerados inadequados, já que passaram a receber cada vez mais peregrinos.

Em 1264, Nicola Pisano recebeu a comissão pela obra da nova arca, com seis painéis de mármore decorados em alto relevo e que descreviam seis cenas da vida do santo. Outros artistas também participaram da obra.

Ao longo dos séculos seguintes, mais artistas colaboraram para embelezar o arca, como Niccolò da Bari, que fez a decoração acima do sarcófago de Pisano. Até mesmo um jovem Michelangelo contribuiu com duas estátuas: de San Petronio, de San Procolo e um anjo, que ficam à direita.

Essas esculturas de Michelangelo são praticamente esquecidas e normalmente ignoradas por turistas que visitam a Basílica de São Domingos, mas já são capazes de mostrar um pouco do talento que o mundo inteiro conheceria a seguir.

A capela atual onde fica a arca foi feita somente no início do século XVII. No século seguinte, Jean-Baptiste Boudard fez um baixo relevo abaixo do altar com a morte de São Domingos.

Ou seja, a beleza dessa obra passou por muitas mãos antes de a conhecermos como é atualmente.

As seis cenas de vida de São Domingos têm valor muito significado porque elas foram narradas pelos próprios frades, que conheceram Domingos em vida, ao escultor. Elas funcionam basicamente como um documento da vida do santo.

A arca traz uma mensagem que é lida de cima para baixo. No topo, temos Deus, dominador do mundo que está a seus pés. Abaixo, estão suas criações, como a terra, o ar e o mar, representados pela guirlanda de flores e frutos, os anjos e os golfinhos.

Mais abaixo, temos representadas a Redenção, a Anunciação e a Paixão. No mesmo plano, temos os quatros evangelistas. No nível mais baixo, está a obra da igreja, representada pelos oito santos padroeiros de Bolonha, incluindo São Domingos.

Todas as noites, em volta da arca, os frades dominicanos se reúnem para rezar por seu fundador.

Basílica de São Domingos funciona de segunda a sexta, das 9:00 às 12:00 e das 15:30 às 18:00; aos sábados ela fecha uma hora mais cedo e aos domingos, funciona somente das 15:30 às 17:00.

Fotos: Arca de São Domingos (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s