Castelvecchio em Verona

Castelvecchio, originalmente chamado de Castello di San Martino in Aquaro, é provavelmente o monumento militar mais importante da cidade de Verona, na região do Vêneto.

O nome original é por conta de uma igreja que existia nessa região onde foi erguido o castelo, que era do século VIII, dedicada a São Martim. O nome de “castelo velho” surgiu somente depois da construção dos castelos de San Felice e de San Pietro.

A função principal e essencial desse castelo era funcionar como defesa urbana às margens do rio Adige. A ponte que atravessa o rio, ligada ao castelo, era de uso exclusivo e servia como via de fuga ou de acesso de ajuda que vinha da Valle dell’Adige.

Todo o castelo foi pensado como sistema defensivo e a torre principal era o centro de controle visual da cidade, tanto à direita quanto à esquerda do rio Adige.

Quem quis a construção do castelo em definitivo foi Cangrande II della Scala na metade do século XIV. Os della Scala, conhecidos também como família scaligera, foram uma dinastia que governou Verona por 125 anos, entre os séculos XIII e XIV.

O projeto ficou por conta de Guglielmo Bevilacqua e nesse mesmo período foi construída a ponte, hoje conhecida como Ponte Scaligero.

Com o passar dos anos e a construção do castelo de San Pietro, a função primária defensiva do Castelvecchio diminuiu, com grande parte da responsabilidade de proteção da cidade e de suas muralhas passando para o castelo mais novo.

Mais para frente, o castelo foi usado como residência, além de reserva de arsenal militar. Uma parte dele também era usada como cárcere. No final do século XVIII, passou a ser usado como um instituo de formação de engenheiros militares.

Este século também foi de muitas mudanças na arquitetura do castelo, sobrando até para o Arco dei Gavi (que fica ao lado), sendo desmontado pelos franceses.

O século XX foi um século de transformações, com a Torre do Relógio sendo reconstruída e o Arco dei Gavi, restaurado.

Atualmente, dentro do Castelvecchio fica uma dos museus mais importantes da cidade de Verona, o Museu do Castelvecchio, que foi restaurado usando critérios mais modernos entre os anos de 1958 e 1974 por Carlo Scarpa.

São cerca de 30 salas que expõem esculturas e pinturas italianas e estrangeiras, armas antigas, cerâmicas e miniaturas de antigos sinos da cidade.

Para visitar o castelo, na sua parte externa, não é preciso pagar nada. Para visitar o museu, o ingresso custa €6,00. De outubro a maio, no primeiro domingo do mês, o ingresso custa apenas €1,00 e com o VeronaCard, a entrada é gratuita.

O Museu do Castelvecchio abre às segundas, das 13:30 às 19:30, e de terça a domingo, das 8:30 às 19:30. O complexo fica no Corso Castelvecchio, 2, no centro histórico de Verona.

É um lugar bem interessante, que para mim, vale a visita.

Fotos: Castelvecchio por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s