Piazza San Carlo

Piazza San Carlo é provavelmente a mais importante da cidade de Turim, no Piemonte. Também é conhecida como “a sala de estar” e liga outras duas importantes praças, a Piazza Castello e a Piazza Carlo Felice.

Com formato retangular, 168 metros de comprimento e 76 metros de largura, são mais de 12 mil metros quadrados e cujo aspecto atual é do século XVII, um projeto de Carlo di Castellamonte. Ao seu centro, surge uma estátua de Emanuele Filiberto, feita em 1838.

A praça está circundada de prédios históricos.

Antes de ser construída, no século XVII, o local ficava fora das muralhas de proteção da cidade, ainda de origem romana e depois reforçada pelos franceses. Quando a capital foi transferida para Turim, em 1563, ficou decidido expandir a cidade para o sul, o Borgo Nuovo.

No começo do século XVII, o arquiteto Castellamonte foi chamado para projetar a via Nova, atual via Roma, e esta praça.

Inicialmente, ela era conhecida como Piazza Reale. Os trabalhos de construção levaram 20 anos. Os pórticos foram construídos depois da inauguração. A função da praça era funcionar como mercado.

Depois disso, a praça ganhou a função de passagem de soldados da Piazza Castello até o Mastio della Cittadella. Neste período, ela ficou conhecida como Piazza d’Armi e durou até o final do século XVIII. Nessa época também, a praça foi atingida por três golpes de canhão.

Terminado o uso militar da praça, ela passou a ser conhecida como a conhecemos hoje: Piazza San Carlo. É também conhecida por suas igrejas “gêmeas” do lado meridional, mas que não são bem gêmeas: a da direta foi construída primeiro em 1619. Em 1939, a da esquerda foi construída.

Ambas foram construídas sem fachadas, que só foram feitas em 1716 (da esquerda) e em 1835 (da direita) por Juvarra e Ferdinando Caronesi, respectivamente.

Caffè San Carlo

Além dos prédios históricos que circundam a praça, ela também é bastante famosa (como a cidade de Turim inteira) por seus cafés históricos, que já foram frequentados por membros da realeza, nobres e escritores.

O mais histórico de todos é o que leva o mesmo nome da praça, o Caffè San Carlo, o primeiro lugar em toda Itália a ter iluminação a gás. O Caffè Torino também é importante por ter sido frequentado por Cesare Pavese.

Touro em Turim (Reprodução)

É neste café que fica o famoso Touro, feito na entrada do café: como o touro em Milão, esfregam-se os pés nos órgãos do touro para ter sorte (pobre touro! rs). Não achei esse coitado quando fui, rs.

Uma praça belíssima que merece uma passada e uma pausa para o café!

Fotos: Piazza San Carlo por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s