Alessandro Baricco

Alessandro Baricco é um escritor, ensaísta, crítico musical e diretor italiano. Ele nasceu em Turim, em 25 de janeiro de 1958.

Formado em Filosofia, começou a carreira publicando alguns ensaios de crítica musical – a paixão pela música clássica veio dos pais -, entre os anos de 1988 e 1992, ligando a música com a modernidade.

Ainda escreve críticas musicais para a Reppublica e La Stampa.

É somente no começo dos anos 1990 que ele se afirmou como escritor, publicando os primeiros romances: Castelli di Rabbia (1991) e Oceano Mare (1993). Nesse mesmo período também apresentou alguns programas de TV, ligados à música.

Em 1994 lançou Novecento. Un Monologo, que quatro anos mais tarde ganhou uma versão cinematográfica dirigida por ninguém menos que Giuseppe Tornatore, mas com o título de “La Leggenda del Pianista Sull’oceano”.

Em 1995, junto com outros sócios, inaugurou a Scuola Holden, em Turim, onde os alunos estudam técnicas de narração.

Ainda na década de 1990, lançou algumas coletâneas com suas colunas para o Reppublica e La Stampa, além de publicou Seta em 1996, um dos seus romances mais populares. Em 2004, escreveu uma reinterpretação dos épicos Ilíada de Homero.

Três anos mais tarde, trabalhou na produção do filme Seta juntamente com o diretor franco-canadense François Girard.

Seu último romance foi La Sposa Giovani, lançado em 2015.

Apesar de receber críticas severas por seus trabalhos literários, Baricco já faturou alguns prêmios, como o Viareggio (1993) por seu romance Oceano Mare, o Prix Médicis Étranger (1995) por Castelli di Rabbia, e o prêmio Cesare Pavese (2012) por Tre Volte all’Alba.

De Baricco li apenas Seta, que considero um romance bastante enigmático, mas delicado como a seda. Tenho vontade de ler outros trabalhos dele.

Foto: Alessandro Baricco (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s