Festa da República Italiana

Hoje é dia de festa na Itália, a Festa da República.

A festa nasceu para celebrar o nascimento da República Italiana. Em 1946, entre os dias 2 e 3 de junho, aconteceu o referendum, no qual os italianos, depois de 85 anos da dinastia dos Savoia (20 deles, uma ditadura fascista), escolheram tornar a Itália em uma república constitucional, abolindo a monarquia.

Após o fim da Segunda Guerra e da queda do fascismo, os italianos puderam ir às urnas para escolher entre a república ou a monarquia. Com pouco mais de dois milhões de votos, a república venceu. O resultado foi oficializado em 18 de junho de 1946.

Essa é uma data diferente do dia 17 de março, pois neste dia, comemora-se a constituição do Estado Italiano, em 1861, a proclamação do Reino da Itália, com a atual capital, Roma.

A primeira comemoração da República Italiana aconteceu em 1948, na rua dos Fori Imperiali em Roma, com uma passeata das forças armadas em honra à República. A manifestação aconteceu na Piazza Venezia, em frente ao monumento dedicado a Vittorio Emanuele II.

Roma normalmente é o palco principal dessa festa, mas em 1961, a vez foi de Turim, a primeira capital da Itália unificada, já que neste ano se celebrava o centenário da unificação italiana.

No ano de 1963, excepcionalmente, a manifestação não ocorreu, pois o Papa Giovanni XXIII estava morrendo. As celebrações aconteceram em 4 de novembro.

Durante a crise econômica na Itália na década de 1970, a festa também foi suspensa por conta de cortes estatais e sociais, passando para o primeiro domingo do mês de junho e abolindo o feriado. Passou a ser feriado novamente somente em 2001.

A festa normalmente tem manifestação mais forte em Roma, a capital, com o levantamento da bandeira italiana no monumento de Vittorio Emanuele II, considerado o altar da pátria, e com a presença de importantes representantes políticos.

Outra manifestação bastante conhecida são os aviões que formam as cores da bandeira italiana no céu (foto). Também não falta as paradas militares. Normalmente, a cada ano, essas paradas têm uma temática. Ano passado, o tema foi os 70 anos do nascimento da República.

À tarde, os jardins do Palazzo del Quirinale são abertos ao público. Esse prédio é a sede da Presidência da República Italiana. Ali, existem apresentações de bandas militares, da marinha, da aeronáutica, entre outros.


Quem estiver por Roma, acho que vale a pena acompanhar ;)

Fotos: Festa da República Italiana (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s