Yoko Ono no Tomie Ohtake

Se você estiver em São Paulo nesse fim de semana, faça um favor a mim e a você mesmo: vá na exposição O Céu Ainda É Azul, Você Sabe…  da Yoko Ono que está rolando no Instituto Tomie Ohtake desde abril.

Esse é o último fim de semana da exposição.

Visitei essa exposição sem muitas pretensões no final de semana passado e que surpresa boa! A expo está maravilhosa e cheia de coisas boas!

Já de cara, Yoko nos convida a refletir sobre nossas tristezas e felicidades através de um monte de pedras. Sim, você coloca tanto suas tristezas quanto felicidades em duas pilhas. Compare-as.

Logo depois, Yoko nos convida a tentar:

Através disso, você já consegue sentir o clima da exposição.

Totalmente interativa, podemos pregar pregos em madeira, tentar juntar os cacos de pratos e xícaras para, ao tentar consertá-los, consertamos o Universo, fazer nossa pintura, procurar e encontrar o ‘SIM’, esperar um telefonema da própria Yoko, sentirmos na pele o que sentiram os que sofreram os ataques de bomba atômica em Hiroshima, e levar para casa um pedaço do céu, que ainda é azul.

Temos tempo para refletir sobre a guerra.

Afinal, a guerra pode acabar se nós quisermos, não?

Uma das iniciativas dessa exposição que achei muito interessante foi a que resultou na seção de Emergir. Antes da expo inaugurar, Yoko convidou mulheres brasileiras para compartilhar suas dolorosas experiências de violência.

O resultado foi esse:

Essa é apenas uma parede contando histórias de mulheres reais que sofreram algum tipo de violência em algum momento da vida. E essas da frente são apenas a primeira folha, existem outras tristes histórias nas folhas de trás.

Gosto também quando Yoko nos lembra das simples coisas da vida:

Enfim, essa é uma exposição lindamuito linda, de muita sensibilidade. Gostaria de ter podido ir antes para recomendá-la para todo mundo que encontrasse pela frente.

E você também pode deixar seu desejo em uma árvore:

Como eu disse no começo desse post, faça um favor a si mesmo: visite essa exposição maravilhosa ♥

As entradas acontecem das 11:00 às 20:00, sendo a última entrada às 19:00. É possível adquirir os ingressos online através do site da ingresse.com. Os ingressos custam R$12,00; estudantes pagam meia.

Instituto Tomie Ohtake fica na Av. Brigadeiro Faria Lima, 201.

Obrigada, Yoko ♥

Fotos: Yoko Ono no Tomie Ohtake por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s