Para cantar em dois idiomas!

Sempre existe aquela música gravada originalmente em um idioma e que depois recebe uma versão em outra língua. Essa playlist poderia ser facilmente completada só com os discos de Tiziano Ferro ou da Laura Pausini em espanhol, rs.

Mas vamos variar um pouco e sair dessa playlist Tiziano feat. Laura, né?

Se quiser ouvir a playlist diretamente no YouTube, clique aqui. Do contrário, clique no link abaixo para ler os comentários.

1. 4 Marzo 1943 – Lucio Dalla

Vamos começar essa playlist com música boa, rs! Lucio Dalla gravou essa música na década de 1970, e ela ganhou uma versão em português feita por ninguém menos que Chique Buarque. Em português, seu título é “Minha História“. Já comentei a história dessa música nesse post.

2. Sono Bugiarda – Caterina Caselli

A música “I’m a Believer” foi lançada em 1966 pelos The Monkees. Um ano depois, a música ganhou uma letra italiana e foi interpretada por Caterina Caselli como “Sono Bugiarda”, um sucesso, que acho bastante divertido!

3. Sono Solo Canzonette – Edoardo Bennato

Quando ouvi essa música de Bennato, pensei: “já ouvi isso antes”. Sim, tinha ouvido, mas na voz de nossa rei do rock, Raul Seixas, a sua “Cowboy Fora da Lei“, que na verdade não é uma versão, mas um plágio. Enquanto Bennato lançou sua música em 1980, Raul lançou a sua 7 anos depois.

4. C’Era Un Ragazzo… – Gianni Morandi

Música de título longo, “C’era Un Ragazzo Che Come Me Amava I Beatles e I Rolling Stones”, de 1966, ganhou uma versão em português dois anos depois gravada pelos Os Incríveis, “Era Um Garoto…“, e depois voltou a fazer sucesso quando Os Engenheiros do Hawaii a regravaram.

5. Non C’è – Laura Pausini

Podemos falar também das versões das músicas de Laura Pausini para a voz de Sandyjunior na década de 90, mas acho que essa é a mais famosa. Em português, ela virou “Não Ter” e foi lançada em 1996, três anos depois da original da Laura.

6. Io Sò Che Ti Amerò – Ornella Vanoni

Vamos começar uma fase mais MPB. Muitas músicas da nossa época de ouro da MPB e Bossa Nova ganharam versões em italiano. Entre elas, “Eu Sei Que Vou Te Amar“, que nessa versão é interpretada pelo trio Ornella Vanoni, Toquinho e Vinicius de Morais.

7. La Ragazza di Ipanema – Bruno Martino

A nossa música mais famosa de todos os tempos ganhou versão em inglês e em italiano. “Garota de Ipanema” teve a letra em italiano escrita por Giorgio Calabrese e foi gravada em 1964. Os italianos bem que tentaram, mas nossa versão continua sempre maravilhosa! Até porque, Tom Jobim e Vinicius, né, minha gente?

8. A Che Ora È La Fine del Mondo – Ligabue

Depois de um momento relax proporcionado pela nossa MPB, vamos para o rock’n’roll de Ligabue que gravou essa versão de “It’s The End Of The World As We Know It” do R.E.M., em 1994. A original foi lançada em 1987 e depois relançada em 1991.

9. Pregherò – Adriano Celentano

Pois é, aqui temos um clássico lançado em 1961 por Ben E. King, e um ano depois, “Stand By Me” ganhou uma versão italiana interpretada por Adriano Celentano. A versão italiana é de Don Backy.

10. La Notte – Arisa

A música da Arisa foi lançada em 2012 para o Sanremo daquele ano. Em 2014, ganhou uma versão em português feita na voz da cantora Tiê, sob o título de “A Noite“. Particularmente, ainda prefiro a original!

11. Eclisse del Cuore – L’Aura feat. Nek

Em 2011, L’Aura Abela se juntou em um dueto com o cantor Nek para uma versão italiano de um clássico dos anos 80, “Total Eclipse Of The Heart” da Bonnie Tyler. Não sei vocês, mas acho essa música muita sofrência. E eu ADOOORO! rs

E é nesse clima de sofrência que encerro essa playlist, rs. Vocês conhecem alguma outra música italiana que ganhou versão em outra língua ou vice-versa?

RESUMO

Playlist: Para cantar em dois idiomas!
Número de faixas: 11.
Duração: Aproximadamente 40 minutos.
Link: YouTube.

Foto: Fita antiga (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s