Corsa dei Ceri

Na próxima segunda, na cidade de Gubbio, na região da Úmbria, acontece a famosa Corsa dei Ceri. Em uma tradução literal, seria uma corrida de velas de cera, mas daquelas bem grandes!

A corrida consiste em levar três ceri, velas enormes, feitas em formato de três santos: Santo Ubaldo, padroeiro de Gubbio, São Jorge e Santo Antão do Deserto. É uma das mais antigas celebrações folclóricas italianas.

O evento acontece anualmente desde 1160, sem interrupções. Atualmente, essa festa tem um papel bastante fundamental tanto social quanto cultural para a cidade, pois os cidadãos aderem muito a festividade.

Tal a importância do evento e sua popularidade que desde 1973, os tre Ceri representam o símbolo da região da Úmbria e também aparecem em sua bandeira.

A festa seria um fruto da transformação de uma oferta de velas que a corporação medieval da cidade doava ao padroeiro, Santo Ubaldo. Essa corporação deu lugar ao transporte das três velas.

Existem outras hipóteses sobre sua origem, mas duas deles são bastante difundidas: a pagã e a heroica.

A pagã teria origem em rituais pagãos precristianos, talvez uma homenagem a deusa da Cerere (por isso o nome ceri), ligada ao nascimento da primavera.  A heroica relembra a vitória sobre 11 cidades aliadas contra Gubbio em 1151, pela intercessão milagrosa de Santo Ubaldo.

Os famosos ceri são feitos de madeira, uma possível representação das antigas velas, coroadas com as estátuas dos santos em questão e tem duas barras laterais, formando a letra H, que permitem que sejam levadas nos ombros: o peso, contando todos os elementos, é de quase 300 kg!

Durante o ano, o cero fica conservado na Basílica de Santo Ubaldo, enquanto os santos ficam expostos na igreja de São Francisco da Paz, igreja da Università dei Muratori.

Para quem estiver na Itália durante esse dia, acho que vale a pena dar uma conferida. Deve ser uma festa bem bonita (e diferentona)!

Fotos: Festa dei Ceri (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s