Capela Palatina

Uma das joias de Palermo é a sua Capela Palatina, uma basílica com três naves que fica dentro do complexo arquitetônico do Palazzo dei Normanni. O ingresso à basílica fica ao lado oeste do prédio, pela Piazza Indipendenza.

A igreja é dedicada ao apóstolo Pedro.

A construção da basílica começou no início do século XII, por vontade de Ruggero II, da Sicília e alguns anos depois de sua construção, foi consagrada como capela privada da família real de Ruggero.

Dois séculos depois, o rei Giovanni II fez um trabalho de restauração nela, em especial, uma reparação no teto, e pela recuperação dos arabescos feitos no mármore preexistente. A basílica sofreu nova restauração no século XVIII e novos mosaicos foram feitos no altar maior.

Nessa época, também foi feita uma estátua de mármore representando São Pedro, obra de Giovanni Battista Ragusa.

Em 2002, a basílica foi bastante danificada por um terremoto que aconteceu em setembro. Logo em seguida, passou por restaurações que terminaram apenas seis anos depois. O projeto foi financiado por um alemão, custando mais de três milhões de euros.

Desde julho de 2015, faz parte dos patrimônios da Unesco, no considerado itinerário “árebe-normando de Palermo, Cefalù e Monreale”.

Certamente, uma das partes da igreja que mais chama atenção é sua cúpula com a figura de Cristo (foto) com sua mão direita levantada enquanto a da esquerda segura os Evangelhos. Acredita-se que esse mosaico existia na primeira igreja, antes das restaurações.

Cristo está ao centro, circundado por oito arcanjos, entre eles Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel. Nas outras paredes, podemos ver as figuras dos quatro profetas e também os quatro evangelistas.

Outra parte da igreja que chama atenção sem serem seus mosaicos, são seus tetos entalhados, uma expressão artística típica de prédios árabes existentes no Egito.

Essa capela palatina é uma exceção raríssima, sendo o único caso presente em toda a Sicília de arte islâmica. Certamente, quem passa por Palermo, não deve deixar de visitá-la.

Capela Palatina funciona de segunda a sábado, das 8:15 às 17:40, e domingos e feriados, das 8:15 às 13:00. O ingresso é vendido em conjunto com a visita aos apartamentos reais e custa €12,00 (esse é o preço quando o local recebe mostras). De terça a quinta, os apartamentos são fechados, e o ingresso passa a custar €10,00.

Fotos: Capela Palatina (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s