As grutas de Frasassi

As grutas de Frasassi ficam na província de Ancona, na região das Marche, e são grutas cársicas – relevo geológico caracterizado pela corrosão das rochas. Elas fazem parte do parque natural regional Gola della Rossa e de Frasassi.

Elas são na verdade um complexo de grutas. A primeira delas, que é a porta de entrada, é a Abisso Ancona, com uma extensão de 180 x 120 metros, e 200 m de altura: mais de 2 milhões de m³. Para ter uma ideia, a Catedral de Milão cabe com facilidade nela.

Desde a década de 1970, ela está sob tutela do Consórcio Frasassi, constituído pela cidade de Genga, onde se encontram as grutas, para protegê-las e valorizá-las, além de incentivar estudos científicos e, claro, o turismo.

Foi nessa mesma década que parte das grutas foi aberta ao público, transformando-se então em uma das maiores atrações turísticas das Marche. Acredita-se que mais de 12 milhões de pessoas tenham visitado o local.

A descoberta das grutas também começou na década de 1970. A primeira delas, a Gruta do Rio, tinha sido descoberta no final da década de 1940, o que motivou a expedição de um grupo, com sete exploradores, que descobriu grutas por uma extensão de cinco quilômetros.

O grupo, liderado por Rolando Silvestri, encontrou então a Grande Gruta do Vento. Mais tarde, foi descoberta uma ligação entre a Gruta do Rio com a do Vento, complexo nomeado “vento-rio” (vento-fiume).

Logo, a descoberta foi aberta ao público, sendo o percurso estudado com o máximo cuidado para respeitar o ambiente e a segurança das pessoas. Durante todo o ano, a temperatura dentro das grutas é praticamente a mesma: 14ºC.

Dentro das grutas também foi encontrada uma fauna com quase 70 espécies de animais, alguns dos quais endêmicos. Os mais frequentes são os anfíbios e invertebrados. Dentro das grutas também se desenvolve experimentos científicos de cronobiologia.

O ingresso para visitar as grutas custa €18,00. Elas fecham nos dias 4 e 25 de dezembro, e de 10 a 30 de janeiro. De março a outubro, funcionam das 10:00 às 17:00. De novembro a fevereiro, elas funcionam somente de segunda à sexta, às 11:30 e às 15:30 (únicos horários de entrada) e aos sábados, às 11:30, às 14:30 e às 16:30, e aos domingos das 10:00 às 17:00.

É possível agendar o ingresso no site oficial.

Para visitar, quem for de trem, deve descer na estação Genga-San Vittorino Terme (de Roma), e de lá pegar um ônibus até as grutas.

Para quem não puder ir, existe um tour virtual nesse site aqui.

Foto: Grutas de Frasassi (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s