Teatro romano de Volterra

O Teatro Romano de Volterra fica na área arqueológica conhecida como Vallebuona, perto das muralhas medievais da cidade, na Porta Fiorentina.

O sítio mesmo foi cortado em dois durante o século XIII pelas muralhas.

As escavações começaram na década de 1950, sob o comando de Enrico Fiumi e constataram que as construções do teatro datam do século I a.C., sendo considerado um dos mais bonitos e melhores conservados de toda Itália.

Uma outra parte teria sido feita em 13. d.C., sendo finalizada por uma antiga e rica família de Volterra, os Caecina ou Cecina, de acordo com a epígrafe dedicada no próprio teatro e conservada no museu etrusco Guarnacci.

O teatro foi parcialmente feito em uma elevação, em analogia aos teatros gregos. Essa parte da cidade não era ocupada por construções da época etrusca, e o terreno era propício para a construção de um teatro.

Durante as escavações, ainda foram descobertas e recuperadas algumas cadeiras, feitas de calcário local, ainda com vários nomes de representantes das famílias mais influentes de Volterra durante a época romana.

Acredita-se que o teatro conseguia abrigar cerca de 3.500 espectadores, graças às suas dimensões: diâmetro de 60 metros e 24 degraus, e comparando-o com teatros de dimensões similares.

Ele teria sido abandonado no século III e perto do teatro, teria sido instalado uma área termal.

Os restos dos antigos edifícios podem ser visitados dentro da área arqueológica. Ele é acessível da zona superior, perto da Porta Fiorentina, e durante o verão costuma receber apresentações teatrais.

Neste teatro, todos os anos, acontece o Festival Internazionale, fundado e dirigido pelo ator e diretor Simone Migliorini, e um juri especializado entrega o prêmio “Ombra della Sera” (sombra da noite) a importantes personalidades do espetáculo e da cultura.

O Teatro Romano de Volterra fica na Via Francesco Ferruci e fica aberto todos os dias, das 10:30 às 16:30, incluindo o Ano Novo, quando faz abertura extraordinária das 12:00 às 16:30. Os ingressos custam €5,00.

Está incluso no Volterra Card, que ainda dá direito ao Museu Etrusco Guarnacci, Pinacoteca, Ecomuseu do Alabastro, Palazzo dei Priori e a Acrópole. Ele custa €14,00 e é válido por 72 horas.

Foto: Teatro romano de Volterra (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s