Basilica Santa Maria di Campagna

Bastante singela por fora, a Basílica de Santa Maria di Campagna em Piacenza, na região da Emilia-Romagna, ao norte da Itália, pode enganar em um primeiro olhar.

De arquitetura renascentista, ela é dedicada a Nossa Senhora da Campanha e fica bastante próxima das muralhas da cidade. Por dentro, abriga várias obras de arte, incluindo um ciclo de pintura maneirista de Pordenone, e telas barrocas de Reni e Procaccini.

Desde o final da década de 1950, ela tem o título de basílica menor.

Interior da basílica

A igreja atual substituiu um pequeno oratório, um lugar que era considerado de alto valor histórico, pois teria ocorrido ali a decisão, durante o conselho de Piacenza, no século XI, de partir para a Primeira Cruzada para reconquistar Jerusalém.

Tanto isso pode ser verdade que a praça onde essa basílica se encontra se chama “praça das cruzadas”.

A construção da basílica começou no século XVI e foram necessários seis anos para terminá-la completamente. Tramello, arquiteto nascido em Piacenza, ficou responsável pelo projeto e dirigiu os trabalhos. Ele teria se inspirado nos trabalhos renascentistas de Bramante.

A ideia original previa uma planta central, em forma de cruz grega, considerada na época do Renascimento a arquitetura que mais se aproximava da perfeição, tanto no sentido estético quanto no filosófico e simbólico.

No encontro dos quatro braços da cruz, ergue-se a cúpula.

A estrutura da igreja sofreu alteração no final do século XVIII, quando foi feito um prolongamento do braço da cruz que abriga o presbitério.

A cúpula é certamente a parte da igreja que mais chama atenção de quem a visita. Ela apresenta um ciclo de pintura muito rico e complexo. Nela, estão representados os profetas, deuses, apóstolos, além do nascimento, da morte e da ascensão da Virgem.

Detalhes da cúpula

É possível ver todos os detalhes dessa cúpula através de um tour virtual nesse site aqui. Os detalhes são bastante impressionantes!

A Basílica de Santa Maria di Campagna abre todos os dias das 7:00 às 12:00 e das 15:30 às 19:00. Ela fica mais afastada do centro histórico, cerca de 15 minutos de caminhada da Piazza Cavalli, o coração de Piacenza, mas acho que vale a visita!

Fotos: Basílica de Santa Maria di Campagna (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s