Scavi Scaligeri

Os Scavi Scaligeri são uma área arqueológica que fica bem no centro de Verona. Virou também um Centro Internacional de Fotografia desde 1996. Ele fica no pátio do Tribunal, a poucos passos da Piazza delle Erbe.

O sítio foi descoberto entre 1981 e 1983. Os restos encontrados no subsolo de Verona cobrem um período temporal de quase um milênio, desde a época imperial até os senhores scaligeri. Foi por conta de uma restauração no pátio do Tribunal que começou nos anos 1970 que estas escavações foram encontradas.

Por conta desse projeto também, foram encontrados documentos que permitiram a reconstrução da história desse pedaço da cidade, cuja a importância era desconhecida até então.

Durante a operação, nasceu a ideia de deixar a vista os elementos mais bem conservados e criar um percurso subterrâneo que passasse pelas descobertas arqueológicas, já que a quantidade de evidências encontradas foi muita, então o ideal era mantê-las na localização original, recobrindo a praça e criando um espaço expositivo subterrâneo.

Como na foto acima, existem duas claraboias que permitem que você veja os restos das escavações andando pelo centro de Verona.

Os restos encontrados foram restaurados de forma inédita para a época, o que torna esse sítio arqueológico um lugar bastante único, onde você passa por mosaicos da época romana, tumbas longobardas e uma antiga estrada camponesa romana.

O itinerário é guiado por ter sentido único e em poucos metros é possível atravessar séculos, do auge romano às devastações que fizeram com que o império caísse.

O projeto final era transformar o local em um centro internacional de fotografia. Já passaram por ali mostras fotográficas de alguns dos principais fotógrafos do mundo como Elliott Erwitt, Robert Capa, Duane Michals, Gordon Parks e Franco Fontana.

Considero os scavi scaligeri um passeio único por Verona, e que muitas vezes não se encontra nos guias. Mas atenção: eles ficam abertos somente durante as mostras fotográficas, que ocorrem periodicamente.

Fui duas vezes e nas duas não fotografei porque nunca sabia se a proibição de fotografar valia para as escavações ou somente para as fotografias expostas. Mas é realmente fascinante percorrer essas escavações!

Foto: Scavi scaligeri (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s