Igrejas escondidas de Roma

Dizem que existem cerca de 900 igrejas “perdidas” pelas estradas de Roma, aquelas que não são mencionadas normalmente em guias, mas que escondem verdadeiras joias arquitetônicas ou artísticas.

Vamos conhecer algumas delas?

Igreja de São Cosme e Damião

É possível avistar essa igreja da colina do Palatino. A igreja fica perdida entre arcos e colunas e praticamente sem ninguém por perto, ao contrário do Fórum Romano. O que chama grande atenção nessa igreja, que tem título de basílica menor, é um mosaico azul. Já foi derrubado, no século XVI, porque Carlos V precisava deixar o pórtico visível. Poucos anos depois, foi reconstruída, pedra por pedra.

São Jerônimo

Essa igreja fica perto do Palazzo Farnese, embaixada francesa atualmente, no centro de Roma. Dedicada a São Jerônimo da Caridade, praticamente desconhecida dos guias. Também é onde fica uma das obras menos conhecidas de Francesco Borromini, arquiteto responsável por várias obras em Roma. A capela Spada é feita com pedra Jaspe e mármore, ambos preciosos.

Santo Ivo em La Sapienza

Falando em Francesco Borromini, se na igreja anterior ele participou apenas na capela, na igreja de Santo Ivo em La Sapienza ele foi o arquiteto responsável pelo projeto. Uma igreja praticamente desconhecida em Roma, mas uma verdadeira joia arquitetônica. O pátio é realmente maravilhoso. Borromini foi realmente um gênio em pensar nessa igreja que é meio curva, um hexágono dentro de um triângulo. Entre o Pantheon e a Piazza Navona fica essa beleza!

Santa Maria da Vitória

Provavelmente das outras três, essa é a mais conhecida. A Santa Maria da Vitória tem turistas na porta porque uma das principais obras de Bernini está ali: o Êxtase de Santa Teresa, obra em mármore maravilhosa, que parece viva. Mas realmente vale observar essa igreja além dessa obra de Bernini: ela por si só é uma incrível obra de arte. Ela fica afastada dos grandes monumentos romanos, mas vale seu tempo.


Roma e seus maravilhosos tesouros escondidos… ♥

Fotos: Igrejas escondidas de Roma (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s