Igreja de Orsanmichele

Taí uma igreja que eu errei feio, errei rude por não ter visitado nas duas vezes que estive em Florença!

Orsanmichele antigamente era conhecida como San Michele in Orto, construída em um local onde originalmente era um mercado de grãos. É uma das mais antigas de Florença.

Ela pode passar despercebida por você porque ela nem parece uma igreja, mas um antigo prédio medieval, que fica a poucos passos da Piazza della Repubblica. Foi uma das poucas que sobreviveu ao trabalho de destruição do Mercado Velho.

Até o final do século XII, existiam – nesse mesmo lugar onde hoje se encontra a igreja – um oratório e outra pequena igreja. A zona em torno era completamente circundada de campos de cultivo e hortas… por isso, San Michele in Orto, que se tornou Orto di San Michele para finalmente ser abreviado em Orsanmichele.

Como na época o governo de Florença não se interessava tanto por religião quanto por dinheiro, a igrejinha foi demolida para dar espaço a um mercado de grãos. Como forma de recordar a igreja destruída, foram pintadas em duas colunas as imagens de São Miguel e da Virgem.

O prédio de Orsanmichele

Mas o florentinos eram meio indecisos, rs, e no século XV, o prédio foi transformado novamente em igreja, mantendo a planta retangular, bem incomum para uma igreja. Com dois andares, o segundo continuou sendo um mercado de grãos, enquanto o térreo virou uma igreja dedicada à Virgem.

O lado de fora foi decorado com várias estátuas de santos protetores das artes e feitas por diferentes artistas italianos, como Ghiberti, Donatello e Giambologna.

A Orsanmichele é ligada ao Palazzo della Lana por um pequeno corredor superior. Algumas partes das estruturas internas também não foram modificadas, então é possível perceber que o prédio tinha outra função antigamente, que não de igreja.

Aliás, as quatro quinas do prédio possuem imagens que representam espigas ou grãos.

A visita a igreja assim como do museu é gratuita, coisa raríssima em Florença (portanto, aproveitem! rs). Ela fica aberta todos os dias das 10:00 às 17:00, mas no mês de agosto, normalmente fecha às segundas.

Quem for a Florença, não faça como eu: vá e visite!

Fotos: Orsanmichele (Reprodução)

Anúncios

2 comentários sobre “Igreja de Orsanmichele

  1. Isabel disse:

    Adorei a dica, também tive a oportunidade de visitar Florença duas vezes e não conheci esta igreja. Vou anotar para uma próxima! 😊

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s