Palazzo Madama

Palazzo Madama

Palazzo Madama é um complexo histórico que fica em uma das principais praças de Turim, a Piazza Castello, sendo também um patrimônio da humanidade pela Unesco, fazendo parte das residências dos Savoia.

Ele também é um dos prédios mais diferentes do toda a Itália, eu diria, porque a sua fachada é essa, mas por trás é como se ele fosse um antigo forte ou castelo.

Isso acontece porque esse prédio tem quase dois mil anos de história, já que fazia parte de uma antiga porta defensiva oriental de uma colônia romana, sendo verdadeiramente um castelo (até por isso o nome da praça).

Foi um símbolo do poder dos Savoias até o final do século XVI, quando o então duca Savoia preferiu o Palazzo Reale como morada.

O nome Palazzo Madama é porque ele foi habitado primeiramente por Madama Cristina di Bourbon, da França, que era chamada de Primeira Madame Real, no século XVII. Depois, ele foi habitado por outra madame (entre os séculos XVII e XVIII), que foi responsável por dar ao prédio a fachada atual, feita por Filippo Juvarra.

O projeto de Juvarra era muito ambicioso, então dele foi feita somente a fachada.

No finalzinho do século XVIII, o Palazzo Madama foi ocupado por um governo revolucionário e em 1801 foi destruída a galeria que o ligava ao Palazzo Reale. Alguns anos mais tarde, foi sede da Pinacoteca Real – que depois passaria para a Galleria Sabauda.

Já foi também observatório astronômico e corte de cassação, além de hospedar o senado torinense. Em 6 de maio de 1949, ela serviu para abrigar o funeral do Grande Torino, mas o cortejo teve que ser realizado fora por conta do público (mais de 500 mil pessoas).

Desde 2007, é sede do Museu Cívico de Arte Antiga com grandes obras de arte e esculturas antigas, além de uma bela coleção de porcelanas.

Infelizmente, pude ver o Palazzo Madama apenas por fora, pois ele estava fechado no dia que visitei Turim.

 O Palazzo Madama funciona todos os dias com exceção de terças, das 10:00 às 18:00, e o ingresso custa €10,00. Se a primeira quarta-feira do mês não for feriado, a entrada é gratuita para todos. Quem portar o Torino + Piemonte Card, ele é gratuito.

Fotos: Palazzo Madama (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s