Poemas de Pier Paolo Pasolini

Pier Paolo Pasolini Poemas por Una lucciola...

Pier Paolo Pasolini é provavelmente mais conhecido no Brasil por seu trabalho como diretor. Para minha surpresa, seu trabalho como escritor talvez seja tão vasto quanto o de diretor ou mais.

Comentei um pouco sobre a vida deste pensador italiano nesse post aqui, e como é possível ver, Pasolini foi muito mais que apenas um diretor de cinema e um escritor.

Esbarrei neste livro por acaso, nas minhas andanças pela Amazon (andanças que muitas vezes atingiram meus bolsos, rs).

É muito raro encontrar qualquer coisa dele traduzida para o português. O livro Poemas de Pier Paolo Pasolini foi feito em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo.

Ele reúne vários poemas do autor, de diferentes livros e coletâneas, alguns traduzidos pela primeira vez para o português.

O livro traz de forma integral seu poema mais famoso: As Cinzas de Gramsci, além de outros poemas mais antigos, escritos em dialeto friuliano.

É impressionante como Pasolini era engajado politicamente. Grande parte de seus poemas tem fundo político. Outros são bastantes pessoais.

É difícil fazer uma análise desta reunião de poemas porque sempre acho que poemas merecem uma visão mais aprofundada, mas de forma geral, os poemas são lindos, surpreendendo-nos pela forma como Pasolini escreve de forma bem profunda.

Serião, é bem bom!

Vale a pena para qualquer colecionador, a edição está lindíssima e é bilíngue, ou para quem simplesmente quer conhecer um pouco mais da obra deixada por Pasolini.

A Amazon pediu a reimpressão dessa edição da Cosac Naify no ano passado, então ainda tem um número considerável no estoque. E vira e mexe ele entra em promoção relâmpago às terças. Quem quiser, melhor correr!

Foto: Poemas de Pier Paolo Pasolini por Una lucciola…

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s