Ponte Rialto

Ponte Rialto por Una lucciola...

Ponte Rialto é uma das quatro pontes que atravessam o Grande Canal em Veneza, no Vêneto. As outras pontes são: Accademia, Scalzi e Costituizione. Das quatro, a Rialto é a mais antiga e, sem dúvidas, a mais famosa.

Sempre um símbolo de mercadorias e negócios na zona mais antiga e ativa de Veneza, sempre com as barraquinhas cheias de gente, além dos mercados bastantes típicos, que cercam o Grande Canal.

A ponte foi construída no século XII por Nicolò Barattieri, a pedido de um duque, e seu primeiro nome foi “Ponte della Moneta”, ou ponte da moeda, já que na sua extremidade existia um local que produzia moedas.

Outros dizem que esse nome era porque quem passava por ela deveria pagar um pedágio.

Com o famoso mercado de Rialto, o tráfego pela ponte aumentou muito, o que fez com que ela fosse refeita em madeira reforçada.

Ela teve que ser reconstruída muitas vezes. Uma vez foi semidestruída durante um terremoto, e depois, ela cedeu por conta do peso, pois várias pessoas estavam em cima dela para ver a passagem de barcas, e mais de 20 pessoas morreram.

A parte central da ponte já foi móvel para as embarcações poderem passar. Dizem que vem daí o nome que a consagrou: Rialto, para poder passar as embarcações mais altas.

De Vittorio Carpaccio, Miracolo della Croce a Rialto - o visual da ponte no final do século XV

De Vittorio Carpaccio, Miracolo della Croce a Rialto – o visual da ponte no final do século XV.

Depois de ter cedido outras vezes, foi repensado o projeto de fazê-la, ao invés de madeira, com material mais seguro, como pedra. Quem conseguiu o projeto foi Antonio da Ponte, que passou por cima de arquitetos mais famosos, como Michelangelo.

A estrutura em pedra se revelou mais sólida e os restauros aconteciam apenas quando necessários, depois de mais um século. Até o século XIX era a única ponte a cortar o Grande Canal, antes de ser construída a Ponte dell’Accademia.

Atualmente, a ponte tem mais de 28 metros e abriga duas filas de lojas que são ligadas entre si, pelo centro, por duas arcas. Durante o dia, ela fica praticamente cheia todo o tempo seja porque as pessoas param para comprar lembrancinhas ou porque elas disputam um lugar para poder tirar uma foto de frente ao Grande Canal.

*Um dos lados é mais disputados! rs

Os últimos restauros aconteceram agora, entre os anos de 2015 e 2017. Depois de 18 meses de trabalho, faltam apenas os últimos retoques para que a ponte seja “reinaugurada”. Ela não fechou durante esse tempo, mas as obras atingiram até suas bases por conta das erosões.

Sempre tem uma muvuquinha em cima dessa ponte, mas vale muito a pena vê-la de perto porque de fato, ela é muito bonita! E para quem quiser fazer umas comprinhas, sempre tem alguma lembrancinha legal à venda.

Foto: Ponte Rialto por Una lucciola…

Anúncios

2 comentários sobre “Ponte Rialto

  1. Amanda disse:

    Já fui duas vezes em Veneza (2015 e 2016) e fiquei super triste de ver a minha amada ponte de Rialto em reparos…. Espero que agora em 2017 ela já esteja prontinha, só me esperando chegar! rs

    Curtir

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s