Torre del Mangia

Torre del Mangia

Torre del Mangia fica em Siena, Toscana, e provavelmente é o símbolo da cidade, sendo uma das torres mais altas da Itália e tendo função cívica e não religiosa (diferentemente de muitas outras famosas torres italianas).

Ela fica na Piazza del Campo, famosa por ser onde acontece o Palio de Siena, e faz parte do Palazzo Comunale. Chega a 88 metros de altura e fica atrás somente de uma torre em Cremona (de 112 metros) e a Torre degli Asinelli em Bolonha.

Ela foi construída por dois irmãos: Francesco e Muccio de Rinaldo.

Dizem que pelo fato da Torre del Mangia surgir de um terreno mais baixo, ele atinge a mesma altura do campanário da Catedral de Siena, o que provavelmente queria demonstrar o equilíbrio entre os poderes celestial e terreno, nenhum dos dois sendo superior ou se impondo ao outro.

Ela recebe esse nome Mangia por conta de uma pessoa que trabalhou na torre por mais de uma década: Giovanni di Duccio, que era conhecido na cidade como “il Mangiaguadagni” ou simplesmente “il Mangia” porque ele costumava gastar todo o seu dinheiro para satisfazer os próprios vícios e prazeres.

Mangia trabalhava no campanário da torre, na metade do século XIV, antes do relógio mecânico ser instalado, então ele fazia com que os sinos soassem com as horas.

No século XVII, colocaram um grande sino que os cidadãos chamaram de “Campanone”, algo como “Grande Sino” ou apenas “Sunto“, porque era dedicado à Maria Assunta. Com quase 7 toneladas, ninguém conseguia tocá-lo.

Resultado? Tiveram que tirar um pedaço dele, então o som fica meio estranho, principalmente quando ele é batido mecanicamente. Só é emitido um belo som dele quando a batida é manual, e isso só acontece no dia do Palio.

A Torre já passou por muitos danos e restauros. Os primeiros danos foram causados por relâmpagos, então foi decidido colocar um para-raio na ponta da torre. Ela também sofreu com ataques de inimigos e por um incêndio.

Uma lenda diz que existem quatro pedras, uma para cada quina da torre que contêm moedas da sorte com escritas hebraicas e latinas. Esse uso vem da época medieval e servia para defender as torres de relâmpagos e outros tipos de danos.

Aparentemente, não funcionou muito bem! rs

A subida é cansativa, mas vale a pena para ter uma visão a 360º de Siena, podendo ver a Catedral e a própria Piazza del Campo, além de outros pontos da cidade.

Da metade de outubro até o final de fevereiro, ela funciona das 10:00 às 16:00, e de março até metade de outubro, das 10:00 às 19:00. Durante o Natal ela é fechada e no Ano Novo, funciona das 12:00 às 16:00

Atenção que durante os dias do Palio, os horários mudam!

Não é possível comprar os ingressos com antecedência e a entrada custa €10,00. Existe um ingresso acumulativo, válido por dois dias, que dá direito a subir a Torre del Magia e visitar os museus Cívico e Santa Maria Scala por €20,00.

Só 50 pessoas podem visitar a torre por vez e a subida e descida + observação lá em cima duram aproximadamente 40 minutos.


Essa também entrou para a lista do “na próxima vez”, rs.

Foto: Torre del Mangia, Siena (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s