Mercados de Natal em Trentino-Alto Ádige

Já comentei sobre os mercadinhos de Natal nesse post aqui. Eles são famosos por toda a Itália, mas neste post vou focar nos da região de Trentino-Alto Ádige, que provavelmente são os mais conhecidos.

O percurso pelos cinco principais mercadinhos de Natal da região de Trentino-Alto Ádige é conhecido como cinque stelle, ou seja, cinco estrelas e envolvem as cidades de Bressanone, Brunico, Merano, Vipiteno e Bolzano.

Todos os anos, os mercadinhos acontecem do dia 25 de novembro até o dia 6 de janeiro, conhecido como L’epifania, pelos italianos. Os mercadinhos buscam recriar, além da atmosfera do Natal obviamente, um ambiente de conto de fadas.

Os pinheiros de Natal são decorados conforme a tradição: maçãs, nozes e biscoitos de gengibre, além das outras decorações típicas feitas de madeira.

Bressanone

Bressanone

Partindo de Bressanone, as luzes do Natal transformam o prédio da prefeitura e a Piazza del Duomo e da Chiesa Parrocchiale di San Michele. As casas típicas de madeira são decoradas com diversos produtos artesanais típicos, desde presépios até cerâmica feita a mão.

A região, conhecida como Val d’Isarco é muito rica na questão gastronômica e esse é um dos melhores momentos para poder degustar tudo que a região tem a oferecer. Também é um ótimo momento para conhecer toda a parte artesanal do norte da Itália, que é muito rica.

Brunico

Brunico

A outra estrela desse percurso é Brunico, outra cidade que fica circundada pelas dolomitas. Nessa época do ano, a cidade fica ainda mais mágica por conta das luzes, das árvores, das apresentações de mágica e das degustações de produtos locais.

Considerada uma pérola da região de Val Pusteria, é o lugar ideal para se divertir nas pistas de ski chamadas Plan de Corones. Ali, também é possível comprar e admirar brinquedos feitos com madeira, decorações de Natal, produtos feitos com pele, vidro ou de cerâmica.

Quem vai a Brunico não pode se esquecer de degustar o vinho Brulé.

Merano

Merano

Merano é conhecida por conta do clima e das saunas, o lugar ideal para juntar prazer com repouso: das termas às excursões pela natureza, além dos passeios pelas banquinhas do mercado de Natal, ricos em produtos artesanais.

No centro histórico, acontecem muitas festas, ainda mais maravilhosas por conta da decoração natalina. As manifestações são diversas: concertos, desfiles como o de San Nicolò, padroeiro da cidade e vale a pena visitar a pista para patinar na Piazza Terme.

O “mercadinho” conta com 80 expositores que oferecem desde decorações e objetos de cerâmica e vidro até tecidos, estátuas em madeira, brinquedos e a confeitaria típica da cidade.

Vipiteno

Vipiteno

A pequenina Vipiteno ganha vida na conhecida Via Città Nuova, uma pequena e estreita rua onde só passam pedestres e que se caracteriza por casinhas de dois andares feitas de madeira e de cores diferentes.

As janelas típicas dessas casinhas, conhecidas como bow window são decoradas no período de Natal com luzes e outras decorações típicas.

Uma das coisas que mais chama atenção no mercadinho de Natal dessa cidade é a imponente Torre delle Dodici, a torre do relógio que separa a cidade na parte nova e antiga. Nessa região é onde se concentra também o mercado.

No mercadinho, são oferecidos produtos locais e artesanais, entre velas, flores secas, decorações natalinas feitas em diferentes materiais, e os famosos doces, como strudel.

Bolzano

Bolzano

A última cidade desse percurso é Bolzano, a maior cidade e também capital da região.

O centro histórico já é por si um borgo medieval e Bolzano consegue levar qualquer um para a atmosfera mágica do Natal.

O mercado de Natal acontece na Piazza Walther, a principal da cidade, que recebe muitas cores, luzes e sons durante essa época do ano. São cerca de 80 expositores que vendem decorações em vidro, madeira e cerâmica, além das especialidades gastronômicas e os deliciosos doces natalinos, como o Zelten.

Na Piazza Municipio acontece o mercadinho dos artesões. A cidade ainda conta com o mercadinho da solidariedade, a exposição artesanal e o mercadinho do bosque encantado. O prédio de Max Valier na Via della Posta vira um grande calendário advento e vale a pena passar diariamente para descobrir o que cada data (representada por uma janela) esconde.


Sem dúvida, o Natal na região de Trentino Alto Ádige ganha todo um significado maravilhoso para qualquer um que passe por uma dessas cidades!

Fotos: Mercadinhos de Natal na Itália (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s