Monte Lussari

Monte Lussari

Procurando algo para fazer no inverno europeu? O Monte Lussari pode ser uma boa opção.

Na região de Friuli-Venezia Giulia, na comuna de Tarvisio, a quase 1.800 metros de altura fica essa montanha que faz parte dos Alpes Giulie.

O que chama atenção nesse monte não é nem sua altura, pois não é um dos maiores cumes da cadeia alpina, mas é por conta de um convento que surgiu no século XVI em cima desse monte, conhecido como Santuário do Monte Lussari.

A primeira capela foi construída no século XIV, mas não há mais sinais dela. A igreja atual foi feita entre os séculos XVI e XVII, e completamente destruída em 1807 ao ser atingida por um raio e depois em 1915, foi bombardeada. Nas duas vezes, foi reconstruída pelos fiéis.

Passou por uma renovação completa em 2000, por causo do Jubileu. A igreja é conhecida como “dos três povos”, os austríacos, os italianos e os eslovenos, e é meta de peregrinos.

Depois da igreja, o que chama atenção no Monte Lussari é a presença de uma estação de ski, na qual se chega somente com teleférico, que funciona de dezembro a abril. Na estação, existem algumas pistas de ski, que surgem no monte, mas provavelmente a mais famosa é a Di Prampero.

A pista Di Prampero tem quase 4 km de comprimento e um desnível de 940 metros. Essa pista já hospedou a Copa Europa e a Copa do Mundo de Ski feminino em 2007, 2009 e 2011. É considerada a pista rainha dos Alpes Orientais.

O nome da pista vem do general Di Prampero.

A pista Di Prampero também tem um evento chamado Ski By Night, ou seja, ele oferece a possibilidade de esquiar durante a noite. Outro evento é o Lussarissimo, que mistura ski com alpinismo.

Para chegar até o Monte Lussari, o ideal é ir de trem até Camporosso e de lá pegar o teleférico até o monte.

Uma ótima opção para quem gosta de aventura!

Foto: Monte Lussari (Reprodução)

Anúncios

Comentários

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s